terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Em São Paulo é blecaute e no Nordeste é apagão? Qual a diferença "técnica"?

SP teve dois blecautes nesta terça; Alckmin diz que irá cobrar explicações de concessionária

Essa é a marca da gestão do psdb (em minúsculo mesmo, não merecem destaque para caixa alta). Privatizações vultosas, que engordaram o caixa do governo astronomicamente, sem retorno algum pra quem realmente se serve dos serviços dessas concessionárias privatizadas e medíocres - nós.

Muita gente que votou na continuidade dessas quase 2 décadas de estagnação, descalabros e descaso que o Estado atravessa nas mãos desse partido devastador ainda reclama. Ué, não votaram neles? Aguentem agora, ou pelo menos cobrem para que essas negociatas que envolveram o nosso dinheiro tenham retorno.

As falhas aconteceram em uma empresa privada, privatizada pelo PSDB, portanto, pelo menos aquela maioria que tanto defende os tukanos e as privatizações não deveria falar nada. Empresas privadas não estão nem aí para o consumidor, apenas pensam no lucro, praticamente ganharam essas empresas de graça e agora sugam os lucros até as mesmas virarem sucata, depois disso o governo as recompra ou empresta dinheiro para a manutenção.

A Secretaria de Energia de São Paulo, órgão do governo estadual paulista, anunciou que irá cobrar explicações da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) pelos dois blecautes que atingiram regiões de São Paulo na tarde desta terça-feira (8).

Segundo o órgão, o novo responsável pela pasta, José Aníbal, solicitou hoje que representantes do governo marquem uma reunião, ainda nesta semana, para pedir que a concessionária privada, responsável pelo abastecimento da capital, detalhe os problemas registrados -- e aponte as soluções que pretendem ser tomadas para evitar novos apagões. Integrantes da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também serão convidados para o encontro.

Pelas estimativas repassadas pela secretaria, com base em dados recebidos da Eletropaulo, a falta de luz de hoje afetou 627 mil unidades consumidoras, o que representaria por volta de 2,5 milhões de paulistanos.

O primeiro blecaute em parte da cidade foi observado às 15h11 desta terça-feira (8). A interrupção foi causada por falhas na subestação Bandeirantes. "Um dos três transformadores de 345/88 kV apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores", explicou a nota oficial da Cteep.

Foram atingidas as regiões das avenidas Paulista, Brigadeiro Luis Antônio e rua 13 de Maio, além de parte da zona sul --V. Olímpia e Itaim Bibi-- e parte da zona oeste, como Vila Leopoldina, Perdizes e Pinheiros.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, chegou a ficar 20 minutos no escuro - o gerador foi acionado. O serviço de pouso e decolagem, no entanto, não foi interrompido.

Em cerca de 30 minutos, diz a Cteep, a situação foi normalizada em toda capital.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 27 semáforos em cruzamentos da cidade chegaram a apresentar problemas. Entre eles, estavam os equipamentos das avenidas Parada Pinto e Voluntários da Pátria, na zona norte, na rua Guararapes, em Moema, nas avenidas Jabaquara e Indianópolis, na zona sul, e na avenida Brigadeiro Faria Lima e na Juscelino Kubitschek, na zona oeste.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô informaram que a circulação dos trens não foi afetada.

Outro apagão

O segundo apagão, também breve, aconteceu por volta das 16h40 e atingiu as mesmas áreas prejudicadas pelo corte de luz das 15h11. Como explicou a concessionária, ao final do processo de recomposição das cargas após o primeiro blecaute, "o sistema de proteção atuou, desligando novamente os dois transformadores, por sobrecarga."

Os equipamentos, no entanto, foram recompostos e estão em operação desde às 16h45. "A companhia está trabalhando junto com distribuidora para realizar o remanejamento das cargas e dividir o atendimento das regiões também por outras subestações", diz a nota oficial divulgada no final da tarde de hoje.

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.


Nenhum comentário:

Marcadores