Deflagrada nesta segunda-feira (4), a Operação Xeque Mate, de combate ao contrabando de peças usadas na montagem de máquinas caça-níqueis, incluiu uma batida policial inusitada. Munida de autorização expedida pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal realizou, em São Bernado do Campo (SP), uma missão de busca e apreensão na casa de Genival Inácio da Silva, o Vavá. Vem a ser o irmão mais velho do presidente da República.
As investigações foram iniciadas há seis meses. Não se sabe, por ora, quais as acusações que pesam contra Vavá. Uma equipe da PF esteve na casa dele no início da manhã. O blog conversou com um dos responsáveis pela investigação. Ele disse que não estava autorizado a informar o que foi, afinal, apreendido na casa do irmão do presidente.
A nova operação da PF resultou da junção de dois inquéritos. Num deles, apura-se o contrabando de equipamentos eletrônicos de máquinas caça-níqueis. Noutro, investiga-se a ação de uma quadrilha que, sob a liderança de policiais, comercializava armamentos ilegalmente e é acusada da prática de tortura.
Cerca de 600 agentes federais foram às ruas nesta segunda. Cumpriram 135 mandados judiciais –85 de prisão de suspeitos e 50 de busca e apreensão. Ao final do dia, haviam sido detidas 77 pessoas em seis unidades da federação: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo e Distrito Federal.
O irmão de Lula não está entre os detidos.
Um comentário:
gosto sempre do que vc escreve, acompanho assiduamente o seu blog, o do Eduardo Guimar~es e o do Miguel do Rosário.
De fato a PF é independente. Não há como negar isso. O que acho sacanagem é a mídia colocar a exposição da corrupção como prática deste governo. Na verdade é combate à corrupção.
Será que a mídia quer que a corrupção seja combatida sem que o lamaçal venha à tona. Na era tucano-DEMente era assim.
Não que a PF trabalhasse e a mídia escondesse. É que a PF estava terminantemente probida de sair às ruas no governo FHC.
Fora o fato de que o procurador-geral era conhecido como engavetador-geral por engavetar tudo que disse respeito às tramóias de FHC.
E foi neste paráiso proprício à corrup~ção que o crapo FHC deu de mão beijada a Vale do Rio Doce para seus compadres.
Falando nisso, o senado brasileiro, que por acaso é de maioria tucano=DEMente deveria, ao invés de pedir a a Chavez a devolução da RCTV , solicitar a devolução da Vale ao FHC.
Que coisa podre este FHC! Cruz credo
Postar um comentário