quarta-feira, 17 de março de 2010

CNI/Ibope: Dilma sobe em pesquisa de intenção de voto e encosta em Serra

17/03 às 10h37 Wagner Gomes, O Globo
SÃO PAULO -

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Índustria (CNI), mostra que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, subiu nas intenções de voto para a Presidência da República e encostou no candidato tucano José Serra. Dilma passou de 17% das intenções de voto em dezembro para 30% nesta última pesquisa, realizada entre os dias 6 e 10 de março, com 212 eleitores em 140 municípios do país. O governador de São Paulo, José Serra, caiu de 38% dos votos para 35%, três pontos percentuais a menos. Com isso, a diferença entre os dois prováveis candidatos passou a cinco pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. Ainda de acordo com o levantamento, os votos brancos e nulos somaram 10%.

Aprovação do governo lula bate recorde e chega a 75%, diz cni/ibope

O levantamento estimulado apontou ainda Ciro Gomes (PSB-CE) aparece com 11% das intenções de voto, dois a menos do que na última amostragem, em terceiro lugar. Marina Silva, do PV-AC, aparece em seguida com 6%, mesmo percentual anterior. Outros 8% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem vão votar.
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, o percentual de indecisos chega a 42% dos entrevistados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mais lembrado na pesquisa espontânea, com 20% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 14%, e José Serra, com 10%. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ficou com 3% das intenções de voto espontâneas e Ciro Gomes e Marina Silva, com 1% cada um. Brancos e nulos somaram 7%.Datafolha mostra diferença de quatro pontos entre Dilma e Serra
Pesquisa realizada pelo datafolha e divulgada em 27 de fevereiro , logo após o lançamento do nome de Dilma Rousseff pelo PT, mostrou cenário semelhante, com diferença de quatro pontos percentuais entre os dois principais virtuais competidores.
Na época, Dilma chegou a 28% das intenções de voto, um avanço de cinco pontos percentuais em dois meses. No mesmo período, Serra caiu na mesma proporção.
- Ele está parado e ela está andando. Se comparar a exposição dela na mídia e a dele até agora, ela tem se beneficiado ao máximo da presença do presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) junto a ela - avaliou, na época, João Paulo Peixoto, professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB).

Nenhum comentário:

Marcadores