sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aqui se faz, aqui se paga!

Decadentes, Cesar Maia e Gabeira cogitam concorrer a vereador

Sem o controle da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal, o ex-prefeito Cesar Maia pretende disputar uma vaga de vereador, nas eleições 2012, para salvar o combalido DEM e enfrentar a hegemonia do PMDB. Cesar quer recuperar o poder político na capital e pretende ser o puxador de votos do partido — que já foi a bancada majoritária da Casa e hoje ocupa apenas cinco das 50 vagas.

O ex-prefeito não estará sozinho na briga. O PV aposta no lançamento da candidatura do ex-deputado Fernando Gabeira para encabeçar a lista de candidatos. Sem descartar o convite, o verde estipulou dezembro como prazo para anunciar se aceita a empreitada.

Já o prefeito Eduardo Paes (PMDB) se movimenta para distribuir seu grupo por vários partidos, não necessariamente de sua base. Hoje, Paes controla a Câmara e tem conseguido o apoio até de vereadores do DEM, principal sigla de oposição.

Cesar Maia disse que concorrerá a vereador, desde que as projeções das pesquisas apontem para uma vitória com mais de 200 mil votos. Com essa votação, ele conseguiria eleger pelo menos quatro vereadores.

“Caso nossas projeções eleitorais indiquem a possibilidade de minha candidatura a vereador eleger mais quatro ou cinco vereadores, além dos quatro que o partido pretende, serei candidato. Estar no Legislativo é sempre honroso em qualquer nível”, afirmou

Político que por mais tempo ficou à frente da Prefeitura carioca, ele soma três mandatos no Executivo. Nas eleições do ano passado, conseguiu 1,5 milhão de votos para o Senado, ficando atrás de Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB) e Jorge Picciani (PMDB).

“Tanto Cesar quanto Gabeira têm a possibilidade de chegar a 500 mil votos, cada um”, analisa o cientista político Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o enfraquecimento dos rivais, Eduardo Paes — que concorrerá à reeleição — agradece.

Nenhum comentário:

Marcadores