O povo, que sabe tudo,  diz: passarinho na muda não pia. O PSDB, que não costuma (nem sabe) ouvir o  povo, não respeita essa sabedoria e, em seu chilrear interminável, desenha  lições de abismo.
  
  O PSDB – por meio do alto cardinalato tucano, formado por Fernando  Henrique Cardoso, Tasso Jereissati e o presidente da sigla, Sérgio  Guerra – acaba de lançar, em Brasília, o nome de Aécio Neves para a  sucessão da presidenta Dilma Rousseff em 
  
  Este é o ponto de partida da lista de problemas da candidatura ungida pelos  cardeais tucanos. Qual a plataforma? O mesmo roto e rejeitado programa  neoliberal, derrotado sucessivamente nas urnas desde 2002? A mesma agenda do  desemprego, do retrocesso econômico, de empobrecimento do povo e concentração  cada vez mais acentuada da renda? Do desmonte do Estado, do ataque contra os  direitos sociais, o retorno da precarização do trabalho e redução dos direitos  trabalhistas? Das privatizações e da privataria tucana? Do alinhamento automático  e submisso aos ditames dos EUA e da União Europeia? Dos emissários do Fundo  Monetário Internacional e do Banco Mundial como autores, gestores e fiscais da  política econômica brasileira? Do país em posição de joelhos perante o  imperialismo?
  
  Qual é o programa que o PSDB pode oferecer como alternativa ao que o Brasil  aprova (com o índice de 80% alcançado por Dilma Rousseff), e que vem sendo  executado no Brasil desde 2003 pelos governos das forças democráticas,  patrióticas e progressistas?
  
  É legítimo que um partido tenha um candidato à Presidência da República, mas o  convescote de prefeitos tucanos, sob os ditames de FHC e sua turma, entra fraco  na disputa.
  
  Eles sabem disso. Daí a indisfarçável campanha que tem no alvo Lula, Dilma e as  forças de esquerda, promovida pelo udenismo de quinta categoria de vestais  esfarrapadas que ocultam, sob a bandeira rota do moralismo, aquele programa que  não ousam confessar. 
  
  O roteiro traçado por FHC a partir da reunião de prefeitos do PSDB é o ponto de  partida para mais uma derrota desse partido superado na vida política  brasileira. Ao lado dos reacionários do PFL (hoje DEM), os tucanos  protagonizaram um ciclo político que já ficou para trás e que já não tem  caminho de retorno. O Brasil vive desde 2003 um novo ciclo político, sob a  condução de forças democráticas e patrióticas que muito têm feito e têm ainda  mais a fazer pela transformação do país em uma nação desenvolvida, democrática,  com progresso e justiça social.
  
  Por isso mesmo, o PSDB e o DEM foram derrotados nas urnas em 2012, situação  agravada pelo verdadeiro estilhaçamento do ninho tucano, novamente confirmado  no encontro de prefeitos eleitos pela legenda no estado de São Paulo, na  quarta-feira (28 de novembro), onde a tônica foi a discórdia, não a unidade. O  remédio sonhado por FHC, como revelou no texto publicado em O Estado de S. Paulo no domingo (2), é a  mobilização. Em seu devaneio, ele espera desencadear um movimento oposicionista  com apelo de massas, uma proclamação voluntarista incapaz de prosperar nas  atuais condições políticas brasileiras. 
  
  O ex-presidente tucano proclama a necessidade de falar para o povo. Mas falar o  quê? Para que povo? O “povo” que ele espera mover são moradores dos  bairros nobres de São Paulo e demais capitais; fora destes limites, sua  audiência cai a quase zero e sua capacidade de mobilização é nula.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
O lançamento de Aécio Neves: roteiro da derrota
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- vaselina (19)
 - boris casoy (10)
 - Ask (2)
 - Avenida Brasil (2)
 - BBB10 (2)
 - BBB11 (2)
 - BBB12 (2)
 - BBB13 (2)
 - Dilma (2)
 - Eleições 2012 (2)
 - Enem 2010 (2)
 - FHC TOP TOP (2)
 - Fina Estampa (2)
 - JOSE SERRA (2)
 - Lula (2)
 - Rush (2)
 - excomungado mascara joaquim barbosa Face (“Facebook”) (2)
 - serra (2)
 - vox populi band presidente eleição dilma (2)
 - A restituição de imposto de renda de ARTHUR VIRGÍLO NA RECEITA FEDERAL (1)
 - ARTHUR VIRGILIO SENADO ATOS SECRETOS AGACIEL CRISE SARNEY (1)
 - AÉCIO NEVES (1)
 - BISPO HOMEM DAS CAVERNAS (1)
 - CRUZEIRO FLAMENGO PENALTI SIMON TARDELLI (1)
 - CULPA DO PT JOSE SERRA ONIPRESENTE (1)
 - DANTAS (1)
 - DEMSALÃO ARRUDA DEM JOSÉ SERRA (1)
 - DIOGO MAINARDI (1)
 - DITABRANDA (1)
 - Diploma de José Serra (1)
 - E (1)
 - ELA (1)
 - ELOÁ (1)
 - ESCUTAS ÁUDIO YEDA CRUSIUS ESCANDALO RS PSDB TUCANO (1)
 - GILMAR MENDES (1)
 - JOSE ARRUDA DEM SERRA MASTERCARD (1)
 - JOSE SERRA DILMA ONIPRESENTE (1)
 - JOSE SERRA PERDI DE NOVO (1)
 - JOSÉ SERRA GANHA PRÊMIO DE MENTIRINHA (1)
 - LULA DANÇA (1)
 - MANSÃO EDIR MACEDO (1)
 - MG (1)
 - PSDB (1)
 - Pesquisa vox populi (1)
 - TRE (1)
 - TSE (1)
 - TUCANO (1)
 - Transformice (1)
 - UNIBAN VESTIDO CURTO JOVEM EXPULSA FACULDADE TURISMO (1)
 - Zerg (1)
 - armação (1)
 - barbosao preguiçoso mensalão STF (1)
 - blog o sinistro (1)
 - censura (1)
 - censura estadão (1)
 - conjur (1)
 - dançando (1)
 - desculpas globo (1)
 - desistência José serra concorrer Presidência Republica (1)
 - dossiê (1)
 - estadão (1)
 - globo dunga campanha cala a boca globo (1)
 - jose serra tenta matar cadeirante (1)
 - lula capa de veja com dilma rousseff (1)
 - m (1)
 - o peido do casoy (1)
 - onipresente blogdoonipresente blog do onipresente (1)
 - periquita (1)
 - policial (1)
 - privatizações PSDB BANCO DO BRASIL CEF JOSÉ SERRA (1)
 - propaganda eleitoral (1)
 - roseana sarney atos secretos veja senado federal (1)
 - tracking (1)
 - u (1)
 - vanusa estupro hino nacional (1)
 
2 comentários:
Depois da derrota da elkeição passada o lobista Tasso Jereissat falou que política nunca msis...que ia se afastar????
Depois da derrota da eleição passada o lobista Tasso Jereissat falou que política nunca mais...que ia se afastar????
Postar um comentário