sexta-feira, 28 de março de 2014

COMO OS TUCANOS LIQUIDARAM COM A ESPERANÇA DE MILHARES DE TRABALHADORES DAS AÉREAS

 

Um enorme problema ocorrido em 1992, ocasionado pelos militares e pelos TUCANOS que cuidavam do setor aéreo, antigo DAC, e que é um dos motivos da penúria de milhares de aposentados das companhias aéreas privatizadas. Eles romperam um contrato de uma fonte do Fundo de Pensão,  chamado de terceira fonte, que era os 3% recolhidos em todas as passagens desde que o Fundo foi criado. Esse contrato de 30 anos acabou por ser rompido com 9, e claro que isso prejudicou de forma brutal o cálculo elaborado para dar continuidade aos benefícios pagos pelo Fundo durante esses anos todos e para pagamentos futuros.

 

 

Aposentados do Aerus recebem apoio de entidades sindicais

 

Acampados há 16 dias no Salão Verde da Câmara dos Deputados, pensionistas e aposentados do Instituto Aerus, formado por trabalhadores das extintas companhias aéreas (Transbrasil, Cruzeiro, Rio Sul, Nordeste e Varig) receberam o apoio e a solidariedade de diversas lideranças sindicais que participaram de uma audiência Pública na Comissão dos Direitos Humanos do Senado (CDH), na última segunda-feira (24).



Acampados desde segunda-feira (24) no Salão Verdade da Câmara dos Deputados, os aposentados e pensionistas aguardam uma reunião com o ministro da secretaria-geral da presidência, Gilberto Carvalho

Cerca de 20 integrantes do instituto estão acampados no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Eles reivindicam apoio do governo e dos parlamentares para tentar solucionar os problemas no pagamento dos benefícios para os quais contribuíram durante o período que estavam na ativa.

Os manifestantes alegam que a média de idade dos mais de 10 mil aposentados prejudicados é de 75 anos, e que a maioria desses trabalhadores está passando por graves dificuldades financeiras. O problema se agrava em consequência de que os aposentados permanecem sem receber retorno dos valores pagos como contribuição ao fundo de pensão.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os trabalhadores que contribuíram para o fundo estão recebendo apenas 8% do valor que deveria ser pago. O sindicato também informa que, desde setembro de 2013, esses trabalhadores convivem com o temor da extinção desse pagamento, já que os recursos do instituto se esgotaram e o mesmo tem conseguido repassar valores provenientes de sobras de reservas e comercialização de bens de baixo valor.

De acordo com a ex-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, os benefícios pagos aos aposentados do Aerus terão que ser suspensos, já no mês de abril, em virtude da incapacidade financeira do instituto para arcar com esses pagamentos.

Graziella acusa as extintas companhias aéreas de apropriação indébita. De acordo com a líder sindical, as empresas arrecadavam do trabalhador e simplesmente não repassavam esses valores para o Fundo. “o Juiz da 14º Vara já reconheceu essa questão e responsabilizou a Secretaria de Previdência Complementar, que não atuou e também não verificou que estava acontecendo apropriação indébita. Além disso, tivemos um enorme problema ocorrido em 1992, ocasionado pelos militares que cuidavam do setor aéreo, antigo DAC. Eles romperam um contrato de uma fonte do Fundo de Pensão, que nós chamamos de terceira fonte, que era os 3% recolhidos em todas as passagens desde que o Fundo foi criado. Esse contrato de 30 anos acabou por ser rompido com 9, e claro que isso prejudicou de forma brutal o cálculo elaborado para dar continuidade aos benefícios pagos pelo Fundo durante esses anos todos e para pagamentos futuros. Como se não bastasse, as empresas patrocinadoras não repassavam a parte que elas deveriam destinar ao Fundo”, argumentou.

Lideranças do movimento informaram que tanto o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, quanto o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, assumiram o compromisso de buscar uma solução com o governo.


Fonte: CTB

 

Nenhum comentário:

Marcadores