quinta-feira, 7 de junho de 2007

O PRODUTO DO NEO-LIBERALISMO NA AMÉRICA DO SUL


Entre 1880 e 1920 a Argentina se transformou profundamente. Num breve repasso das mudanças é interessante apontar que a Argentina passou de um país com enormes dificuldades para consolidar o Estado Nação, com até duas sedes rivais para o governo nacional, a um dos poucos países latino-americanos com uma democracia de massas consolidada; deixou de ser um país voltado para dentro e se inseriu plenamente nas trocas econômicas, sociais, políticas e culturais de um mundo cada vez mais interrelacionado; de um país pobre alcançou o status de país abastado com avançados indicadores sociais, que não só superavam os dos seus vizinhos, como também a vários dos principais países europeus; foi um dos poucos países onde a imigração modificou profundamente o quadro demográfico; e deixou de ser uma sociedade agrária para ser uma sociedade urbana.

A Argentina esperimentou, até a década de 80, uma experiência de PRIMEIRO MUNDO, com grande desenvolvimento social, urbano (a avenida principal de BUENOS AIRES, com SEIS PISTAS, é a mais bonita do MUNDO).

Nas últimas décadas do Sec.XX, após seguir a receita NEOLIBERAL de WASHINGTON, FMI, do qual o BRASIL também foi signatário, a ARGENTINA transformou-se em uma nação em FRANGALHOS.

As primeiras cenas do vídeo abaixo (sugestão do Grande JOSÉ CARLOS LIMA)confunde pela similiaridade com o que vemos por aqui em matéria de favelas, casebres, barracos e condições sub-humanas de habitação. Notem a presença da "frota" de veículos estacionados(de padrão MÉDIO) nas "favelas", que é um grande indício da rápida decadência econômica da sociedade Argentina, por conta da grande recessão provocada pelo NEO-LIBERAL CARLOS MENEN.

A mesma ARQUITETURA POLÍTICA/ECONÔMICA nos foi imposta pelos TUCANOS na pele do TUCANO FHC de 1994 a 2002. Quase fomos a bancarrota!!!!


4 comentários:

wilson cunha junior disse...

È isso aí. Cara, mas que voz dessa Virginia Rodrigues hein?

Anônimo disse...

me lembro que antes da bancarrota argentina eu ficava prestando atenção nas roupas que os argentinos usavam, quando por causa de alguma notícia de lá, mostravam imagens de Buenos Aires, por exemplo

hoje quando assisto as imagens dos mesmos locais, noto o argentinos usando trapos velhos,

os argentinos aos trapos, como mostram estas imagens bonitas ( apesar de trágicas )

concordo com o Wilson,

a negona Virgínia Rodrigues tem um vozeirão e tanto

gostei

José Carlos Lima disse...

e quando a degradação social ocorre as crianças são as primeiras vítimas

aqui um link para um artigo sobre a situação das crianças de rua na Argentina

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=23504

Anônimo disse...

a bela voz de Virgínia Rodrigues não deixa de soar como um grito de reistência da raça negra e dos pobres, situações que é, claro, ela viveu na pele

Marcadores