quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jandira denuncia manobras, Mendes e mídia

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) fez discurso na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira (30), para criticar a mídia e defender a regulamentação do setor para evitar episódios como o que envolveu o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A parlamentar destacou ainda “a solidariedade ao ex-presidente Lula e aos que defenderam e continuam defendendo a democracia brasileira”.


Na avaliação dela, está claro que o fato representa “uma manobra”, considerando que no momento atual, a revista Veja está na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito do Cachoeira por sua ligação com o contraventor, depois de registradas, nas operações da Polícia Federal, 200 ligações telefônicas entre Carlos Cachoeira e um jornalista chamado Policarpo.

Em sua fala, Jandira defendeu o ex-presidente Lula, - “que é um ex-presidente que deve ser respeitado por todos nós” - e a instituição Supremo Tribunal Federal, “que não deveria ser exposta assim pelo ministro Gilmar Mendes”.

“O Ministro Gilmar Mendes não deveria expor o Supremo Tribunal Federal numa manobra como essa. E quero aqui defender o ex-presidente Lula, porque não acho admissível na democracia brasileira manobras como a que os meios de comunicação fazem, que continua protegendo-o (Gilmar Mendes), como ontem na entrevista dada, para agredir um ex-presidente que honrou este País, defendendo um projeto democrático e que levou o Brasil à respeitabilidade mundial”, discursou.

“Exatamente neste momento que nós temos que expor a coragem política de enfrentar determinados debates e nos colocar no campo político a que pertencemos. E é dessa forma que eu me coloco na tribuna da Casa diante da polêmica estabelecida esta semana na questão Lula/Gilmar Mendes”, afirmou a parlamentar.

Muitas dúvidas

Ela refez, no discurso, os questionamentos apresentados pelo jornalista Jânio de Freitas, em matéria na Folha de S.Paulo: o que leva uma revista publicar uma matéria para que o Sr. Gilmar Mendes explicite um conteúdo de uma reunião 30 dias depois de ter ocorrido? O que leva uma revista publicar um conteúdo que o próprio Presidente Lula e o outro presente à conversa e anfitrião (ex-ministro Nelson Jobim) negam?

Jandira acrescenta às indagações do jornalista as suas próprias perguntas: “Por que será que o ex-presidente Lula, que tem maioria no Supremo Tribunal Federal, recorreria exatamente ao que foi indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique para lhe pedir um favor de atraso de um julgamento? Por que será que o ex-presidente Lula faria uma pressão indevida no Supremo Tribunal Federal, que deve ter a independência necessária para julgar os processos?”

Grandes certezas

A parlamentar aproveitou o episódio para defender a necessidade do debate sobre a regulamentação dos meios de comunicação. “É óbvio que eu não acredito na isenção dos meios de comunicação, mas precisamos exigir que todas as versões sejam dadas com clareza e com respeito ao povo brasileiro”, afirmou.

E também defendeu a convocação da Revista Veja para depor na CPI, “para explicar suas permanentes manobras e explicitar à sociedade brasileira a relação com corruptores e manobristas da política deste País”. Segundo ela, a ida da Revista Veja à CPI “dará a ela o direito ao contraditório e até permitir o convencimento a todos nós de que não tem, de fato, nenhuma relação com corruptores e manobristas da política deste País”.

De Brasília
Márcia Xavier

 

Nenhum comentário:

Marcadores