quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Altamiro Borges: Gurgel "investiga" Lula, 2013 promete

 

 

O procurador-geral da República, o sinistro Roberto Gurgel, decidiu "investigar" o ex-presidente Lula com base nas acusações feitas em setembro passado pelo operador do chamado "mensalão", Marcos Valério, de que o esquema também bancou as despesas pessoais do líder petista. A informação foi divulgada hoje pelo excitado Estadão.

Por Altamiro Borges*


Segundo a reportagem, Gurgel resolveu "remeter o caso à primeira instância, já que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado. Isso significa que a denúncia pode ser apurada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, em Brasília ou em Minas Gerais".


Leia também:
Altamiro Borges: Gurgel, Barbosa e a prisão de Dirceu


Ainda de acordo com a matéria, "a decisão de encaminhar a denúncia foi tomada no fim de dezembro, após o encerramento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado a mais de 40 anos de prisão, Valério, que até então poupava Lula, mudou a versão após o julgamento". Num depoimento de 13 páginas, revelado com estardalhaço pelo mesmo Estadão, ele fez duras acusações contra Lula, mas sem apresentar qualquer prova concreta. Com esta jogada, o desesperado publicitário tentou se beneficiar da chamada "delação premiada" para reduzir a sua pena.

Quando da denúncia, que foi amplificada pelo restante na mídia nas vésperas das eleições municipais, Lula reagiu com indignação. "Eu não posso acreditar em mentira, não posso responder a mentira”. Mesmo assim, a oposição demotucana e a sua mídia deram total respaldo às acusações do publicitário condenado para obter vantagens eleitorais. A manobra eleitoreira não surtiu os resultados desejados. PSDB, DEM e PPS perderam centenas de prefeitos e milhares de vereadores, reduzindo ainda mais a sua força política.

Mas a direita nativa, teleguiada pela mídia golpista, não desiste. Ela volta à carga, tendo como alvo Lula – para, na sequência, atingir a presidenta Dilma. Para isto, ela conta com os serviços do procurador-geral da República, o mesmo Roberto Gurgel que engavetou as denúncias sobre a máfia de Carlinhos Cachoeira e que nunca se empenhou na apurações dos escândalos dos "mensalões" do DEM e do PSDB. Como já advertiu Marcos Coimbra, em artigo na revista Carta Capital, 2013 promete!

* Altamiro Borges é jornalista, secretário de Questão da Mídia do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.

Nenhum comentário:

Marcadores