segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Renato Rovai: GCM contra os skatistas na Praça Roosevelt

 

Na última sexta-feira (4), a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo deu mais um exemplo do que, no mínimo, pode ser chamada de uma abordagem totalmente inadequada. Skatistas foram agredidos e intimidados pela GCM. Entre os oficiais da GCM, estava um homem, sem farda, visivelmente descontrolado e metido a valentão.

Por Renato Rovai*


O novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e nem seu secretariado, tiveram tempo hábil para corrigir este tipo de postura truculenta da principal força de segurança municipal.

Porém, a resposta da Secretária de Segurança Urbana de São Paulo, pasta responsável pela GCM, veio rápido. A pasta informou que os guardas envolvidos no deplorável episódio com os skatistas já foram identificados e afastados dos serviços externos. De acordo com a Secretaria, eles estão sendo ouvidos pela Corregedoria, que deve tomar as providências cabíveis.

A rápida resposta a repercussão do vídeo é um indício da mudança de postura no poder público municipal nesta nova gestão. Um bom sinal neste começo de mandato de Fernando Haddad (PT).

Veja mais detalhes, e o vídeo a que me refiro, na matéria de Felipe Rousselet para o SPressoSP:

Vídeo mostra ação truculenta da GCM contra skatistas na Praça Roosevelt

Homem sem farda agride e ofende jovens, enquanto guardas civis o "protegem" utilizando spray de pimenta contra os presentes

Desde domingo, 6, está circulando um vídeo nas redes sociais que mostra uma ação da Guarda Civil Metropolitana para supostamente coibir a prática do skate na Praça Roosevelt, região central de São Paulo. A confusão ocorreu no último sábado, 4.

O vídeo, filmado por um dos skatistas, mostra um homem sem farda e identificação, supostamente um oficial da GCM, aplicando uma gravata em um jovem. Nas imagens é possível notar que, enquanto o homem sem farda toma a frente da situação, diversos guardas civis o protegem. Diante dos gritos indignados das pessoas presentes, e de algumas tentativas de parar a agressão, os guardas civis fazem uso de gás de pimenta sem nenhum motivo aparente.

Após ser atingido no rosto pelo spray de gás, o jovem que gravou o vídeo começa a dar o seu depoimento para a câmera denunciando a truculência da GCM. Neste momento, o mesmo homem sem farda que aplicou a gravata no outro jovem passa a encarar e xingar o autor do vídeo. Com uma postura ameaçadora, o homem diz que o jovem é vagabundo porque anda de skate, entre outras ofensas.

O suposto guarda civil acusa o jovem de tacar pedras durante a ação da GCM. O jovem retruca afirmando que não fez nada e desafia o homem a apresentar um vídeo com imagens dele atirando pedras.

Veja o vídeo:

 

 

 

 





A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Metropolitana, informou que "não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013″. A nota diz ainda que "os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis".

Leia a íntegra da nota divulgada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana:

"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Metropolitana, informa que não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013. Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis.

Informamos ainda que as ações dos Guardas Civis Metropolitanos são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos e os desvios de conduta dos agentes são apurados pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, órgão independente responsável por investigar irregularidades na Corporação. O órgão trabalha com total imparcialidade para apurar e corrigir qualquer excesso cometido por parte dos funcionários públicos pertencentes à GCM.

Denúncias sobre a conduta dos Guardas Civis devem ser encaminhadas à Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana – pelos telefones: 3149-3804 e à Ouvidoria da GCM através do telefone: 0800 – 7700263."

Skate na Roosevelt

A polêmica sobre a prática do skate na Praça Roosevelt começou em outubro do ano passado, quando o local foi reaberto após passar por uma reforma. O piso liso da praça tornou o local ideal para a prática do esporte.

Moradores e donos de estabelecimentos comerciais passaram a reclamar do "barulho" provocado pelas manobras dos skatistas, inclusive durante a madrugada.

Diante do impasse entre o livre uso do espaço público e as reclamações dos moradores da região, uma comissão com representantes de ambos os lados se reuniu no começo de novembro e estabeleceu regras de convivência na Praça Roosevelt.

De acordo com o documento, entregue ao ex-subprefeito da Sé, Nevoral Bucheroni, foi reservada uma área no entorno da escadaria que liga a praça à Rua da Consolação, mais distante dos prédios residenciais, e ficou estabelecido o horário das 8h às 23hs para a prática do esporte no local.

No vídeo não é possível identificar o exato local da praça onde os skatistas andavam antes da confusão com a GCM.

*Renato Rovai é jornalista e editor da Revista Fórum.

Fonte: Blog do Rovai

Nenhum comentário:

Marcadores