O rei nu
Enrico Bianco.
Enrico Bianco.
"Além de tudo, mostrar e dizer a verdade, acabaria com quase todas as profissões
sobrando apenas a de profeta e a de patriota." (GRIFO MEU: O que seria do PSDB, PFL, FHC e da MÍDIA em geral, BLOGS DE ALUGUEL, VEJA, "ISTO É" et caterva?).
(...) são as "mentiras" da bem amada, ou do bem amado, que escondem a verdade que talvez nos mataria, são as mentiras que falamos ao psicanalista que imoedem o suicídio pela verdade, são as ilusões mentirosas dos efeitos especiais no cinema da televisão que amenizam o tédio mortal das noites familiares. São as mentiras das religiões que impedem a morte da fé e da esperança no homem; a verdade do Criador não têm essas regalias. A verdade, em todo seu poder absoluto, é insuportável.
O rei nu, essa metáfora algo antiga se aplica muito bem à nossa política e a do mundo todo, mérito da Internet, da malfalada imprensa e seus perigosos repórteres. Pode ser, mas o mérito maior cabe à mentira espraiada, escancarada, que devolveu ao povo a alegria do sonho confuso e irreal, como toda verdade fantasiada de mentirosa e toda mentira com o manto e a toga da verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário