sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Comparação entre pesquisas com diferença de três meses distorceu situação, diz diretora do Ibope

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A diretora-executiva do Ibope/Pesquisa, Márcia Cavallari, disse à Agência Brasil que a comparação das pesquisas CNI/Ibope, que foram realizadas com diferença de três meses, acabou dando uma visão distorcida sobre a aprovação do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo ela, a primeira pesquisa, de junho, foi feita no início da crise política, ocasionada pelas denúncias de corrupção envolvendo membros dos poderes executivo e legislativo. Já a segunda pesquisa CNI/Ibope foi realizada em setembro, com defasagem de três meses.

De acordo com a diretora do instituto, o parâmetro de comparação para medir a aprovação do presidente seria a pesquisa mensal, realizada pelo próprio Ibope. Se comparada com o levantamento de agosto, a pesquisa CNI/Ibope mostra que houve uma estabilização dos índices de aprovação do presidente.

"É preciso estar atento a pesquisas do mesmo instituto que são divulgadas ao longo do período", sugere Márcia. "Também é bom tomar o cuidado de escrever que a situação de junho se referia ao início da crise. A maneira como muitos veículos escreveram parece que a aprovação caiu de uma hora para outra. E não é isso", explicou.

Márcia disse que é possível comparar a pesquisa CNI/Ibope, realizada trimestralmente, e a outra do Ibope, realizada mensalmente, porque são levantamentos que usam a mesma metodologia. "É exatamente a mesma, a forma de perguntar e de se fazer essa avaliação do Lula, a confiança, a aprovação, sobre se o governo é ótimo, bom, regular ou péssimo", afirmou.

Em pesquisa realizada a pedido da CNI divulgada ontem (21), o Ibope revela que 49% dos brasileiros desaprovam o presidente Lula. Três meses atrás esse índice era de apenas 38%. Em agosto, no entanto, esse índice chegou a 47%, o que revela que em setembro se manteve estável. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Na pesquisa CNI/Ibope de junho, o índice de aprovação do presidente era de 55%. Em agosto, caiu para 45% e se manteve no mesmo número neste mês.

2 comentários:

Anônimo disse...

hahhahahaa, ta vendo só, eu sabia que as pesquisas estavam mentindo, eu leio a coluna do Franklim Martins e ele foi o primeiro a botar a boca no trombone dizendo que o Lula não estava caindo nas pesquisas como estava ganhando eleitores...
Deram a cara a tapa ao admitir que Franklim estava certo!!
E pode apostar daqui pra frente só noticias boas para o PT, enfim a militancia resolveu acordar.
Aquele tapa que a HH diz que levou, mas não levou, mas deveria ter levado, acordou aquele militante que ainda estava cochilando,
Como diz a Star Red em seu blog.
Pisaram em um formigueiro, querem guerra? vão ter guerra.

Anônimo disse...

Está nas ruas!

Lulla subindo nas pesquisas!!

Beleza, mesmo!

Se tiver sorte, vai passar pelo chão até o Natal!!

MV

Marcadores