quinta-feira, 29 de setembro de 2005

O QUE APRENDEMOS COM O "SOMBRA"

Estive lendo o Bom Blog do Sombra, e abaixo, reproduzo, se me permite, alguns trechos:

O que aprendemos nessa crise?

Eu poderia escrever centenas de posts sobre a imoralidade da eleição na Câmara, endereçando a falta de legitimidade na conquista de poder através do fisiologismo, do aparelhamento do Estado e da sistematização da corrupção em nosso país, tendo como objetivo principal um projeto de poder autoritário e opressor.Entretanto, entendo que estaria caindo na armadilha da passividade e tolerância que as forças oposicionistas criaram em toda essa crise.(...)

E o que nossa oposição fez com relação a isso tudo?Criou CPIs, que investigam e não chegam a resultados práticos (e isso não decorre da falta de dados), ocupa a mídia e o plenário em um movimento ordenado visando única e exclusivamente o enfraquecimento do presidente e seu partido para o próximo pleito em 2006.

A cada novo escândalo essa oposição vai à mídia e explora ao máximo a crise, acentuando-a, comemorando cada ponto percentual de queda na popularidade do presidente e sua intenção de voto em 2006.Pois bem, o tal "apedeuta" acaba de impor uma derrota vergonhosa as forças de oposição. Mesmo envolto em escândalos sucessivos de corrupção e com popularidade em queda, foi capaz de coordenar o processo crucial da definição do novo presidente da Câmara, blindando seu primeiro mandato.

Grifo o primeiro, pois não há como duvidar da sua força para se reeleger. O "pato manco" se arrasta e faz um governo medíocre, mas tem poder e acabou de provar isso a todos. Em um país cujas forças políticas são fisiológicas e a imensa maioria da população carece de um nível adequado de educação(...)

Se nossa oposição procurasse desde o início seguir as leis vigentes, já não teríamos que assistir a esse espetáculo deprimente da degradação ética e moral de nosso país, que caminha dia a dia para um modelo pseudo-populista que irá cercear uma série de direitos inerentes a qualquer cidadão e nos tornar reféns de uma ideologia nada democrática.Mas como confiar em políticos?Se os oposicionistas ganharem esse jogo de cena, retomam o poder, o que é governo volta à oposição e vice-versa, e temos a perpetuação dessa crise institucional.
Se perderem a disputa, ganham mais quatro anos de discurso e votos para exercer esse tipo de oposição ineficaz, que procura única e exclusivamente a exposição pública e a campanha permanente.(...)


Cada dia que passa fica mais evidente a necessidade de oxigenação e mudança. Mas ao mesmo tempo fica cada vez mais utópico acreditar nessa possibilidade, dada a crescente capilarização do fisiologismo em nossa sociedade.

Estou sendo pessimista e amargo em virtude de termos um comunista na presidência da Câmara? Um sujeito de passado limpo que não apresentará motivos para o seu afastamento e que pela sua submissão irá garantir tranqüilidade para o fim deste mandato?

Deus queira que eu esteja enganado e que a partir de amanhã essa oposição tome juízo e comece a mostrar resultados, endereçando os problemas a luz da lei ao invés de seus interesses eleitorais!

Que brigue pela cassação dos mandatos dos parlamentares envolvidos nos escândalos, pela prisão dos corruptos, pela extinção dos partidos do "mensalão" e pelo afastamento do presidente, que na melhor das hipóteses foi omisso e incompetente na gestão de nosso país.

Ir para as tribunas e para a mídia em geral para manter esse discurso vazio não irá mais surtir efeito! Bom, pelo menos para mim... cansei de ser enganado!

BLOG DO SOMBRA

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc esqueceu do link:
http://blogdos0mbr4.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu estou farto de ver pessoas enganadas!

Só em 2005, até agora, o governo Lula gastou R$ 105,6 bilhões em juros bancários – mais que os R$ 103,9 bilhões em benefícios previdenciários.

O levantamento é do DataAnasps, órgão de pesquisa da Associação Nacional dos Servidores da Previdência.

Mas a política atual para com os aposentados é bem conhecida! Quem não se lembra dos velhinhos de 90 anos na fila do INSS para provarem que estavam vivos?

MV

Marcadores