A sua piscina está cheia de ratos, tuas idéias não correspondem aos fatos ...
Essa frase é parte da letra da música do Cazuza, "O tempo não pára", que foi composta nos anos 80. Mas ela é tão atual! Quem ouve um discurso de um Arthur Virgílio, de um aceminho, de um Álvaro Dias, ou lê os editoriais dos jornalões, tem certeza que essa letra é do século XXI.
Quando eu escuto, leio os discursos da oposição feroz e virulenta ao governo Lula, esse trecho da música me vem à mente, eu consigo ver os ratos, sentir os ratos, identificar os ratos. Esses ratos estão há décadas devorando o país, devorando o povo, semeando a peste, a fome e miséria. Eles convivem com os homens, no mesmo ambiente. Eles se disfarçam tão bem que pessoas ingênuas, incautas, não conseguem identificá-los como ratos, mas também há pessoas que, ao indentifica-los, juntam-se a eles: o mundo dos ratos, para alguns, é fascinante.
Há os ratos dos porões da ditadura, os ratos do apagão, os ratos que deixaram o país com 54 milhões de miseráveis, os ratos que causaram o maior desemprego que este país já viveu, o rato que causou a maior epidemia de dengue no país, os ratos que corroeram a economia do país, os ratos que violaram o painel do senado, os ratos que querem acabar com "essa raça", a raça do povo brasileiro, os ratos que quebram o decoro parlamentar, os ratos que manipulam as informações, os ratos que acusam sem provas, os ratos que mentem e inventam, os ratos que se juntam com ratazanas contrabandistas do luxo, e os ratos que aplaudem esses ratos, que acham esses ratos o último pedaço de queijo da dispensa.
Como há no Brasil uma média de 8 ratos por pessoa, eu peço que cada um, ao identificar os ratos, cuidem de seus ratos para eles não procriarem, não contaminarem toda a população com sua raiva, ignorância e dejetos. Vamos educar nossos ratos, vamos tentar com muita paciência e bom humor, sem perder a ternura jamais, mostrar aos ratos que há um mundo muito melhor sendo construído fora do esgoto em que vivem, e que esse mundo vai valer a pena até para os ratos: afinal, está sendo construído um Brasil de todos.
Sugestão da GRANDE AMIGA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário