quarta-feira, 26 de julho de 2006


Apertem os cintos, lá vem o PSOL





Veja o que Heloisa Helena, em plena ascenção eleitoral, pretende fazer com o Brasil

Apertem os cintos, lá vem o PSOL
Por Guilherme Fiúza

Esse Brasil de jeans, camisa branca e rabo de cavalo é praticamente a encarnação do bem. A senadora alagoana Heloísa Helena cresce nas pesquisas para presidente embalada no seu discurso franco, afirmativo, contra tudo isso que aí está. Já é um fenômeno eleitoral, e há quem diga que pode chegar ao segundo turno.

Ou seja, existe a chance de o Brasil ser governado a partir de 2007 por Heloísa Helena. Então é bom dar uma olhada no que ela pretende fazer com o país.

O programa do PSOL é boa literatura para quem está com saudades da esquerda pura, do tempo em que Lula exigia que o presidente do Banco Central recebesse os pobres em seu gabinete. Onde foi parar toda essa bondade? Pelo menos uma boa parte dela está na plataforma de Heloísa Helena.

O que fazer com a dívida externa, por exemplo? A proposta do PSOL é simples: não pagá-la. Por que isso? Eis a resposta:

“A dívida externa brasileira, por ter sido constituída fora dos marcos legais nacionais, sem consulta ao povo e por ferir a soberania é injusta e insustentável, ética, jurídica e politicamente.”

O chato de “anular” a dívida interna é lembrar que ela nada mais é do que o financiamento que o governo pega na sociedade para pagar suas contas. É assim no mundo inteiro. Só não têm dívida interna expressiva os governos que têm nome sujo na praça e não conseguem vender seus papéis. No Brasil, os títulos do governo são lastro para aplicações financeiras em todo o sistema bancário.

Um comentário:

Anônimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Marcadores