sábado, 5 de agosto de 2006

CNI/Ibope: Alckmin cai cinco pontos e Heloísa cresce cinco no Sudeste


Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que o candidato do PSDB a presidente da República, Geraldo Alckmin, caiu dois pontos (de 27% para 25%) em relação à pesquisa de julho, também do Ibope divulgada pela Rede Globo. As metodologias das pesquisas são iguais. A queda do tucano está dentro da margem de erro. Já a senadora Heloísa Helena, do PSOL, subiu três pontos e agora tem 11%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve os 44% da pesquisa anterior e ainda venceria no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje.

O que o comando de campanha não esperava ou fingi não saber

Se a queda de Alckmin no geral está dentro da margem de erro, o que o comando de campanha talvez não esperasse é que o tucano caísse cinco pontos percentuais (de 34% para 29%) na região Sudeste, onde sua candidatura já está consolidada. No mesmo período, Heloísa Helena cresceu cinco pontos na região, indo de 10% para 15%.

Cai também em outras regiões

O tucano também caiu nas regiões Norte/Centro-Oeste, de 31% para 26%, e Nordeste, de 13% para 12%, nesse caso dentro da margem de erro. Alckmin cresceu apenas na região Sul, indo de 27% para 31%. A senadora cresceu em todas as regiões, subindo de 10% para 15% nas regiões Norte/Centro-Oeste, de 10% para 14% na região Sul e de 7% para 8% na região Nordeste.

- Podemos dizer que Heloísa Helena cresceu tirando votos de Alckmin neste período - afirmou Amauri Teixeira, da MCI Estratégia, que pertence ao cientista político Antonio Lavareda, um dos estrategistas da candidatura Geraldo Alckmin. A empresa apresentou a pesquisa Ibope na sede da Confederação Nacional da Indústira.

Lula manteve-se estável nas regiões Nordeste, onde caiu de 66% para 64%, Sudeste, onde caiu de 37% para 36%, e Sul, onde caiu de 33% para 31%. Mas teve uma subida expressiva nas regiões Norte/Centro-Oeste, indo de 39% para 45% das intenções de voto.





Nenhum comentário:

Marcadores