sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Dois países, dois presidentes e UMA ELITE PRECONCEITUOSA


DO BLOG DO NOBLAT:
Dois países, dois presidentes

São dois países. O mais pobre e com menor grau de escolaridade vota em Lula. O mais rico e com maior grau de escolaridade, em Alckmin. (isso é mérito ou demérito?) É o que comprova mais uma vez pesquisa nacional de intenção de votos - dessa vez do IBOPE, divulgada há pouco.

Entre os eleitores com até 1 salário mínimo de renda familiar, Lula tem 58% das intenções de voto contra 16% de Alckmin e 6% de Helô. Entre os eleitores com renda familiar superior a 10 salários minimos, Alckmin tem 42% contra 28% de Lula e 17% de Helô.

Eleitores que cursaram até a quarta série do ensino fundamental preferem Lula (54%) a Alckmin (19%) e a Helô (5%). Os que têm ensino superior completo preferem Alckmin (34%) a Lula (27%) e a Helô (22%). A destacar aí o crescimento de Helô.

Como o país pobre e menos instruído é muito maior do que o país rico e mais instruído, Lula ganharia hoje a eleição com folga. E não será fácil, sequer, levá-lo a disputar um eventual segundo turno no final de outubro. (como se isso fosse uma VERGONHA, pois EM 89 O PAÍS POBRE, que elegeu COLOR, perdeu para o PAÍS RICO, que votou em LULA. E o que ganhamos?)

O desempenho de Helô (Aqui ele força a barra, parecendo íntimo dela) corresponde até aqui às expectativas dos especialistas em eleições - marqueteiros e acadêmicos. O de Alckmin, não. Ele é um candidato pesado. Faz um esforço enorme para crescer só alguns pontinhos. (Cresceu onde, cara pálida? Só se for no nariz!!!!)


(A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios entre os últimos dias 29 e 31 de julho

Nenhum comentário:

Marcadores