sábado, 23 de setembro de 2006

O CAMALEÃO



CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR








Autor: Xisto Bahia
Intérprete: Maria Marta
Gênero: Lundu
Gravadora: Odeon



Este lundu, baseado em antiga música do folclore pernambucano, integra a primeira fornada de músicas gravadas no Brasil, em 1902. Infelizmente, não foi possível obter cópia do registro original. Esta gravação, na voz de Maria Martha, é bem posterior. Há outras versões de “Camaleão”, também posteriores, com ligeiras diferenças na letra, o que é comum em músicas de forte transmissão oral. De qualquer forma, o tema é sempre o mesmo: a hipocrisia dos políticos. Durante as eleições, comportam-se de um jeito; depois delas, de outro. Como se vê, não é de hoje que o problema existe. Já nos tempos do Império, ele dava o que falar – e o que cantar.

“Eu conheço muita gente,
Igual a um camaleão,
Com a cabeça diz que sim,
Com o rabinho diz que não.

Segura, meu bem, agarra,
Amarra o camaleão. (bis)

As virtudes deste bicho
São de grande estimação
Ele é filho do patronato
É sobrinho da eleição

Segura, meu bem, agarra etc

Se ele é verde ou amarelo
Responda algum sabichão
Tem as cores do estadista
Que prá si serve a Nação

Segura, meu bem, agarra etc...”

4 comentários:

Anônimo disse...

Sim. Nós blogueiros entramos em campo para sermos a nova mídia. Amigos e amigas, saiamos para ruas. Vamos festejar este novo mundo. Festejemos a vida. Ah, estás triste? Sofres de alguma doença terminal? O que importa? Bola prá frente! Se te resta apenas 24 horas de vida, saibas que não são apenas 24 horas mas, façamos as contas...quantos minutos? quantos segundos? quantos graus? abraço, leia mais acessando meu blog http://abandon.zip.net

Anônimo disse...

É isso aí, vamos aproveitar para relaxar. Conseguí até rir com a musiquinha do Camaleão. Pena que tive que olhar o falso.

Anônimo disse...

A Bolívia revogou o decreto que praticamente expropriava a Petrobrás, afirma Zé Dirceu em seu blog http://blogdodirceu.blig.ig.com.br Os meios de comuncicação não vão dar a notícia porque? Claro, favorece o Lula. Por isso nao foi mostrado também Lula recendo da ONU prêmio de melhor estadista do ano. É que está terminante proibida que seja noticiada qualquer fato que seja boa pra Lula. É a mídia cometendo um crime, o de lesa-pátria contra o povo que não quer o candidato deles. Por isso estamos submetidos a esta verdadeira tsunami de notícias negativas contra Lula. Já que o tal "efeito pedra no lago" não deu certo durante este mais de um ano de agressões, porque não apelar para a "tsunami no lago" nesta semana que resta?

Anônimo disse...

Depois que troquei o portal UOL(ckmin) pelo meu próprio blog a dor sumiu. Tal provedor estava me machucando, impondo-me cicatrizes no corpo e na alma com seu manchetismo imparcial. E olhe lá que sou assinante. E como todo mês desembolso grana pra eles, eu deveria ser respeitado, senão como cidadão, pelo menos como consumidor. No sentido de alertar outras pessoas, favor passar este texto prá frente. Que todos saibam o que pode estar acontecendo com muita gente, quadros de ansiedade provocados por um noticiário chulo e mentiroso que inclusive pode provocar uma morte súbita. Chega de permitir que nos matem=massacrem=torturem. Que as pessoas saibam o quão mal à saúde pode provocar uma página noticiosa mentirosa que ela nomeia como seu site principal. Cuidado! Esteja atento(a). Este gesto é a favor de si mesmo e da sua saúde.

Leia mais no meu blog http://abandon.zip.net

Marcadores