Não é por não ser "igual a esta gente", numa referência ao PT, que, segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB e PFL vão deixar Lula trabalhar se eleito para mais quatro anos de mandato. Vão deixar porque não lhes resta nenhuma outra alternativa, sobretudo a do impeachment, conforme tentaram alimentar semanas atrás.
As representações contra o presidente no Tribunal Superior Eleitoral têm tudo para cair no vazio, pois mais uma vez alguém do escalão médio do PT aparou no peito as denúncias relacionadas ao dossiê Vedoin. Ainda que Jorge Lorenzetti não tenha sido realmente o responsável, mais uma vez a cúpula petista não se expõe. Isto acontecendo, Lula está a salvo, mesmo porque ele não seria burro de dar sinal verde a uma operação que, de fato, só o atrapalharia.
Há que se ler direito por que está havendo segundo turno presidencial. O eleitor puniu Lula dando-lhe um susto e ao PT, mas não quis a volta do projeto de poder tucano-pefelista. As pesquisas de opinião são claras sobre isto. Por isso é que Geraldo Alckmin em momento algum ameaçou o presidente, nem mesmo quando assumiu postura mais agressiva no debate da Bandeirantes.
Prova de que PSDB e PFL são rechaçados maciçamente na corrida presidencial também pode ser vista na medida em que Alckmin foi ora mais virulento, ora mais lhano, e nada disto fez com que encostasse em Lula. Sua campanha perdeu totalmente o referencial, pois nenhum dos dois métodos deu certo.
O eleitor vem mostrando maturidade para não se deixar impressionar com historietas. Alckmin tem tudo para perder pela completa falta de méritos, como também faltam méritos ao modelo tucano-pefelista de gestão - conforme entende a população. O presidente, apesar de todos os defeitos, tem verdadeira preocupação com as camadas mais modestas da população e isto é compreendido por todos. A avaliação da ética e dos níveis de corrupção não entram nesta discussão.
E se entrassem, não deixariam PSDB e PFL em melhor situação. Para o eleitor, o político é, por definição, ladrão. Assim, na eleição cabe-lhe a dura tarefa de escolher entre o ruim e o péssimo. Lula será reeleito porque é bom, melhor do que Alckmin.
3 comentários:
Oni, pela primeira vez achei que vc. está meio amargo. O povo não está escolhendo o menos pior. Está aprendendo a ver, com seus próprios olhos. Descobriu, graças a Deus e a este governo, como a mídia é tendenciosa e passou a perceber a força de seu voto. Vamos eleger o Sr. Lula, não pq. é o menos pior; pq é um homem comprometido com o Brasil e seu povo. Todo nascimento é doloroso e lento. É como se víssemos uma luz, no fim do túnel; existia uma grande escuridão.
Um ab.
Onu, perdoe-me o lapso. Não é vc. que está meio amargo; é o Fabio Grecchi.
Agora, um beijão afetuoso.
Discordo da opinião pois, somente nesta eleição, quase 20 anos após o início da verdadeira democracia no Brasil é que o tema "corrupção", que durante séculos consumiu nossas riquezas, veio, efetivamente, à discussão. E fica bastante claro que, num País onde a corrupção era considerada endêmica, as instituições foram, pela primeira vez, devidamente equipadas para combatê-la. A corrupção nunca será totalmente controlada. Pessoas ambiciosas e oportunistas sempre existirão. O mérito de Lula foi combater estas pessoas, sem privilégios,como nunca foi feito antes.
Postar um comentário