sexta-feira, 15 de junho de 2007

AS VACAS DO SENADOR

Eliakin Araújo
.
Surpeendentemente mesmo, neste Brasil de surpresas diárias, é o desempenho do rebanho bovino do Senador Renan Calheiros.

Renan está na berlinda desde que foi denunciado por pagar pensão alimentícia à filha que teve com a jornalista Mônica Veloso - com quem teve uma relação extraconjugal - por intermédio do lobista Cláudio Contijo, da Construtora Mendes Junior.

Pode-se admitir até que Cláudio seja um amigão do peito do presidente do Senado, que tenha se prontificado a ser apenas um intermediário no acerto financeiro do casal. Pode ser. Mas que é no mínimo estranho tamanha amizade, lá isso é, sobretudo depois que Mônica anunciou que recebia a pensão em dinheiro vivo todos os meses no escritório da construtora.

Mas, mesmo supondo-se que Cláudio apenas fazia um favor ao amigo senador, surgiu a grande dúvida. Como Renam conseguia pagar uma pensão alimentícia maior do que os vencimentos que recebia (e recebe ainda) como parlamentar? A saída estava lá mesmo, no interior das Alagoas, onde o Senador possui fazendas de criação de gado, cujas vendas lhe renderam nos últimos quatro anos, segundo recibos que apresentou, quase dois milhões de reais.

Mesmo sem ver a documentação comprobatória das vendas, que precisa ser examinada com muito cuidado, pois é pública e notória a falsidade documental que acontece todos os dias nos rincões da pátria, admitamos que tudo estaria razoavelmente explicado não fosse pelo fantástico desempenho dos bois e vacas do Senador.

Em levantamento realizado pela Folha, ficamos sabendo que Renan conseguiu vender a arroba do seu gado por R$59,40, enquanto em São Paulo, onde estão os fazendeiros que adotam a mais moderna tecnologia na criação do gado bovino, a arroba foi vendida no mesmo período por R$57,20.

E mais uma surpresa emerge dos documentos apresentados. A taxa de fecundidade das vacas do Senador é extraordinária, superando a dos melhores rebanhos do país. Segundo a matéria, “nas fazendas de Renan em Alagoas, 86% das vacas geraram bezerros em 2006, enquanto a média nacional em fazendas de boa tecnologia é de 73% “.

Apesar de assoberbado pelas tarefas do cargo de presidente do Senado, que devem ser imensas, Renan conseguiu a façanha de criar seu rebanho exemplarmente, dando-lhe as condições ideais para um notável desempenho sexual que multiplicou sua fortuna, permitindo-lhe pagar com folga a pensão alimentar da filha "sem necessidade dos recursos do amigo Cláudio" .

Sugiro que Renam, se escapar dessa, seja nomeado Ministro da Agricultura, para transmitir aos milhares de fazendeiros do país a técnica do “crescei e multiplicai-vos”, que alcançou tanto sucesso entre vacas e bois de suas fazendas.

Nenhum comentário:

Marcadores