segunda-feira, 18 de junho de 2007

A GROSSERIA GRATUITA DE REINALDO AZEVEDO CONTRA A VEREADORA SONINHA


Alguns leitores não entenderam o post “Bem Vindo”, publicado anteontem. A história é a seguinte:

1 - Publiquei um texto mostrando que a mesma jornalista da Veja elogiou e condenou o “COC”, num espaço de poucos meses;

2 - A Vereadora Soninha deu link deste blog a Luis Nassif, já que ele escrevia sobre o tema - e o fez por meio da janela de comentários;

3 - Reinaldo Azevedo, da Veja, atacou… A SONINHA! E ataques pessoais, falando da idade etc. Por razões que podem ou não ser facilmente explicadas, ele não deu link para este blog.
Foi isso.

Pensei em parar por ali, naquele texto. Mas não dá. Há momentos na vida em que mesmo os comportamentos mais adolescentes e nitidamente desprezíveis precisam de uma reprimenda. E é esse o caso de Reinaldo Azevedo.

Em seu artigo publicado nesta última edição de Veja, ele diz que há uma “Al Qaeda digital”, formada provavelmente por esquerdistas da web. Ele fala dos comentários que recebe, e que seleciona alguns porque não publica coisa de “petralhas” nem abusos de linguagem.
Vejamos, portanto, alguns trechos (grifos nossos) de seu texto sobre a Soninha (vale repetir: a Vereadora não tem NADA a ver com o assunto COC, mas foi quem ele corajosamente preferiu atacar, e da forma como vocês vão ver…), seguidos de comentários meus:

“Luiz Nassif se esconde atrás de falsas Lolitas”

Soninha, no título, é classificada como “Falsa Lolita”. Vamos ao resto:

“Entrei no site da vereadora (…) Ali, a coroa Soninha aparece num desenho simpático, todo catita, em que finge ter 13 anos. Essa imagem de Lolita — que já ficou tempo demais na grelha se você tem olhos para ver — é diligentemente cultivada pela vereadora, que gosta de falar aos jovens e sentar de um jeito descontraído. No que me diz respeito, eu escondo dela as minhas crianças. Eu não tenho nada contra coroas, deixo bem claro. Muito pelo contrário. Mesmo! Desde que não miem como gatinhas.”

Não me lembro da Soninha fingir ter 13 anos. E trechos como como “coroa Soninha”, “todo catita”, “ficou demais na grelha”, “não tenho nada contra coroas (…) desde que não miem como gatinhas” estão dentro do que se possa considerar uma ‘linguagem adequada’?
Com certeza, não.

Principalmente levando em conta que a Soninha não fez ataque algum a Reinaldo Azevedo. Aliás, nem se referiu a ele. Única e tão-somente ela deu link do Imprensa Marrom numa caixa de comentários do Luís Nassif. Isso foi o bastante para essas ofensas.
Sigamos:

“Soninha é uma legião. No “quem somos” de seu site, há nada menos de 18 pessoas.”
Não, não há. São 17 assessores, menos do que o total permitido (o articulista poderia fazer um passeio pela Câmara Municipal e descobrir quantos assesores têm cada vereador paulistano, bem como quantos estarão presentes na hora da visita….). Além dos 17 ‘da ativa’, há outros que já trabalharam no Gabinete. O número “18″, citado pelo colunista, é um verdadeiro mistério.
“Um dos funcionários é o companheiro-motorista, assim apresentado: “É ele quem pilota o carro do gabinete, além de cumprir uma série de tarefas de última hora e ajudar na fiscalização da administração pública na periferia.” Viram só? Quem dirige o carro para Soninha? É o povo.”
O motorista não dirige “o carro para Soninha”, mas sim o carro do Gabinete. E a distinção, pelo menos neste caso, é mais do que necessária, já que a Soninha anda de moto - e ela própria obviamente é a motorista.

No mais, TODOS OS GABINETES TÊM CARRO E MOTORISTA. O da Soninha, por óbvio, também. E o carro é usado para atividades “do Gabinete”. Não é um veículo utilizado pela Soninha, salvo em raríssimas exceções.

Não faço aqui uma defesa apaixonada, mas simples relato de fatos. Quase todo veículo de comunicação já divulgou a Soninha andando de vespa ou moto. É um fato disponível a qualquer um que se dispuser a falar da vereadora de uma forma menos agressiva e tendenciosa.
E, de novo, seria interessante o colunista visitar a câmara paulistana para averiguar como é feito o uso do carro oficial por todos os Vereadores. Com certeza, ele sairia satisfeito com a Soninha.
“…o site também aproveita para fazer proselitismo de dramas pessoais. Terei o bom gosto que esta senhora não tem de evitar o assunto.”

Além dos adjetivos já citados, agora é atribuído à Soninha um suposto mau-gosto, e Reinaldo Azevedo, o mesmo que escreveu tudo isso já citado e que permitiu os comentários a seguir relatados, diz que tem “bom gosto”. Dureza!

O que ele falou sobre o debate? Nada. O debate foi esvaziado em cima de ataques PESSOAIS (e infundados) desferidos contra a Soninha que - é bom sempre repetir - não tem NADA a ver com o tema. Quem tem é Luís Nassif e eu.

De mim, não falou nada. Nem deu link para o blog. O debate foi completamente esvaziado.
ComentáriosReinaldo Azevedo aprova e veta comentários em seu blog. Na “Veja” desta semana, ele disse que tem o cuidado de não publicar os que têm linguagem inadequada.

A seguir, uma aula de “adequação lingüística”, por meio de trechos de comentários publicados sob o texto em que ele agride gratuitamente a Soninha (grifos nossos):
“Anônimo - …Só falta agora essa manjadíssima coroa chorar na Câmara Municipal por causa do teu blog e causar a comoção geral dos fariseus. Estou até antevendo: “logo a Soninha, que é tão meiga e boazinha!?” ou “como você é malvado Reinaldo!”.”

(…)
“Anônimo - Lolita peluda?! Pois é. Em entrevista à IstoÉGente, em março deste ano, Soninha contou:” Ano passado houve uma mudança: passei a me depilar. Então, está fácil usar minissaia num programa de tevê. A gente vai ficando velha e meio besta. A vida toda não me depilei, e 40 anos depois me peguei inibida de usar saia sem me depilar. Mas unha, cutícula, nunca fiz. Corto a unha no dente”. Uma lady.”

(…)
“simplesmente maria - Mais um de seus textos gostosíssimos. Fiquei até tentada a infringir um de meus princípios (nunca ler jornal esquerdopata, nunca visitar site esquerdopata) só para ver a tal Lolita Vermelha.”

(…)
“INDIGNADA! - É toda recalcacada / A alegria alheia incomoda / (…) Venenosa, h eh eh eh eh / Erva venenosa, Eh eh eh eh eh / É pior do que Cobra cascavel / Seu veneno é cruel el. el. el.”

(…)
“Anônimo - ela fez da doença (câncer) da filha uma situação publica em plena campanha eleitoral onde nao faltaram sequer ‘textos-exaltação’ da parte do tal Dimenstain em varias edições da Folha sobre a ‘bravura’ da moça que…BOM QUEM QUISER QUE PESQUISE O TEXTO DESTE ELEMENTO E VEJA PER SI! boa ajuda em vespera de eleição ter um jornal e articulistas de fundo que narrem as tragédias intímas de uma candidata em algo como uma ‘ação entre amigos’! Há quem diga que isto lhe garantiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Paulo. De minha parte desprezo quem faz da proliferação de celulas verdadeiro panfleto de campanha ainda que tais celulas lhe sejam herdeiras! Vulgo,vulgata!”

(…)
“simplesmente maria Foi muito divertido visitar a tal Soninha (…) Ah, esses aloprados
esquerdopatas burguesões…”

(…)
“Faracada Gilmour -…seus assiduos leitores (no qual me incluo) ficaram curiosos para saber quem é essa tal de Soninha que voce conseguiu descrever tão bem….. entrei no site dela e dei muitas rizadas…..”

(…)
“tpsaboia - Soninha rima com daninha. (…) E agora ficamos sabendo que ela instituiu o “Prêmio Sabotage” para exaltar a “cultura hip-hop”. Cetamente não faltará verba oficial (o nosso dinheiro) para financiar o evento e o orgulho dessa gente.”

(…)
“Anônimo - “Essa imagem de Lolita — que já ficou tempo demais na grelha…” (rá rá rá!) - Pô, Reinaldo! Soco no pescosso, não vale!”

(…)
“Anônimo - Estas senhoras (no diminutivo , mesmo) petistas saõ todas iguais. Conversam e discutem através da sedução. Quando alguem não se deixa seduzir e as enfrenta…elas CHORAM, GRITAM, AMEAÇAM DE PROCESSO E ETC… (…) SONINHA É NADA…quem tiver duvidas que PERCA 5 minutos de suas vidas assistindo o SAIA JUSTA E a verá NADA…NADA…NADA…”

(…)
“Anônimo - Só de desmascarar a lolitez da coroa já valeu! ohohohohohohoho”

(…)
“Paulo Boccato - SONINHA? CURIOSO…ELA VIVE FALANDO EM ‘PAIZZZ’ NO BLOG DELA E NO COMBATE A ‘VIOLÂNSSA’,ETC…MAS NUNCA LI UM UNICO TEXTO DESTA SENHÔURA COM SINDROME DE PETER PAN DE SAIAS UMA UNICA CRÍTICA AO TRÁFICO E AOS TRAFICANTES DE DROGAS !!!! MUITO ESTRANHO PARA QUEM SE DIZ PACIFEIRA E AO MESMO TEMPO VIVE A PEDIR PUBLICAMENTE (JÁ DISSE AO MENOS UMA VEZ PUBLICAMENTE SER USUARIA) SER A FAVOR DA LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS! HUM…”

(…)
“Elvira do Ypiranga - Eu nuca tinha ouvido falar nessa mulher, mas já vi que não perdi nada. Já deu pra perceber que é a ralé da ralé.”

(…)
“Anônimo - Eu nunca tinha ouvida falar nessa tal de Soninha. (…) Me pareceu mais uma pessoa sem qualificação, porém espertinha, que conseguiu emprego com amigos e aproveitou a visibilidade para conseguir uma vaga como vereadora. Só mais uma aproveitadora sem grande importância.”

(…)
“Anônimo - Lembrei-me de um filme antigo, “Soninha toda pura”. Que barato, parece que a história se repete. Qüá, qüá, qüá…”
Enfim, é isso. Esses comentários têm “linguagem adequada”, segundo Reinaldo. O mesmo Reinaldo que, na Veja desta semana, acusou a esquerda de manter uma espécie de “Al Qaeda eletrônica”.

É bom notar a grande quantidade de comentários anônimos, bem como publicados sob apelidos. Ou seja, não há identificação alguma de quem escreveu isso. A seleção é feita pelo colunista, que os hospeda sob sua responsabilidade (disso eu entendo, já que fui processado por conta de um comentário anônimo bem antes de existir a moderação de comentários…).

Nem é preciso dizer as injustiças e desonestidades publicadas pelos leitores. Falam de sua depilação, da doença de sua filha. Um outro, sobre o Hip Hop, movimento predominantemente negro de periferia, da seguinte forma: “não faltará verba oficial (o nosso dinheiro) para financiar o evento e o orgulho dessa gente.”

E os erros mais basilares de grafia são uma constante. De “rizadas”, assim com “z”, a um curioso ‘trema’ colocado antes de ‘a’ em “qüa, qüa, qüa”, incluindo a palavra “pescosso”, grafada com “ss”.

Enfim…Reinaldo não foi apenas deselegante. Foi grosseiro. Fez um ataque a quem não merecia, a quem não o atacou. Permitiu a publicação de comentários com agressividade inaceitável.
E, na Veja, diz aos leitores que a esquerda mantém uma “Al Qaeda” eletrônica. É mole?
Ele diz que tem esse jeito, outros dizem “ele é assim mesmo”, mas as coisas não podem ser assim. Houve uma série de ataques gratuitos e grosseiros desferidos a quem justamente nem entrou na ‘briga’.

Que coragem, hein?

Espinafrado por Gravatai Merengue textogravata

Nenhum comentário:

Marcadores