sexta-feira, 24 de agosto de 2007

IMPERDÍVEL: Livro debate comportamento da mídia nas eleições de 2006

Os resultados que deram a vitória ao presidente Lula com 48,6% dos votos válidos no primeiro turno e garantiram sua reeleição, com mais de 60%, no segundo turno das eleições de 2006 não eram previstos e foram, na verdade, considerados improváveis pela quase unanimidade dos principais analistas e colunistas da grande mídia.

Além disso, os resultados surpreenderam o principal candidato de oposição, Geraldo Alckmin, que obteve menos votos no segundo do que no primeiro turno. Ao contrário, por exemplo, das eleições de 1989, quando Lula disputou e perdeu a presidência da República para Fernando Collor de Mello, há um relativo consenso entre jornalistas e pesquisadores, acadêmicos ou não - expresso nos capítulos deste livro -, de que em 2006 o candidato eleito não foi o preferido pelos principais grupos de mídia do País.

Para vários estudiosos, a grave crise política de 2005 e as eleições presidenciais de 2006 marcam uma ruptura na relação histórica entre a grande mídia e a política eleitoral no Brasil. Nas comemorações populares após o segundo turno das eleições, surgiram faixas nas ruas com os dizeres "O povo venceu a mídia", e há avaliações sérias que consideram a grande mídia a principal derrotada no processo eleitoral.

Este "A mídia nas eleições de 2006" é uma tentativa de capturar o significado mais amplo das eleições presidenciais. Pretendeu-se não só fazer a análise do papel da mídia no processo eleitoral, mas também registrar os resultados do acompanhamento da cobertura jornalística realizada por diferentes instituições e publicar alguns documentos que marcaram o debate sobre essa cobertura que acabou por se tornar, ela mesma, parte da agenda pública.

Foram reunidos 11 capítulos em torno de três questões fundamentais, cada uma delas formando uma das partes deste livro.

O LANÇAMENTO

A Editora Fundação Perseu Abramo e o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo farão, no dia 30 de agosto, o lançamento do livro "A mídia nas eleições de 2006", organizado por Venício A. de Lima. O evento começará às 19h30, na sede do Sindicato, na Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque. São Paulo.

Estarão presentes no auditório Vladimir Herzog, além Venício A. de Lima, Renato Rovai, Luis Nassif, Bernardo Kucinski, Kjeld Jakobsen, Vladimir Safatle, Marcelo Coutinho e Rodrigo Viana. Informações: www.jornalistasp.org.br <http://www.jornalistasp.org.br/> - (11) 3217-6299.


Em Brasília, o lançamento do livro será na próxima terça-feira (28), às 19 horas, no Bar Monumental, na Asa Sul.

Nenhum comentário:

Marcadores