Cerca de duas mil pessoas morreram nas estradas paulistas desde outubro, quando o tal "apagão" surgiu. Cinco vezes o número de mortos nos acidentes aéreos. Na capital, o trânsito vive em colapso permanente, escancarando a saturação dos transportes públicos. Há décadas, todo dia, milhões de cidadãos enfrentam congestionamentos gigantescos, com média de absurdos 111 km nos horários de pico.
O excesso de veículos está para os congestionamentos como o aumento de passageiros para o caos nos aeroportos. A falta de verbas que justifica uma ridícula malha metroviária também explicaria a escassez de terminais e pistas. As mesmas chuvas que param o trânsito impedem pousos e decolagens. Mas por que ninguém enxerga um "apagão dos transportes" em São Paulo? Os defensores da mídia oposicionista argumentam que essa polêmica se resume a um estéril debate sobre nomenclaturas. E talvez estejam certos.
A essência das coisas independe do vocabulário utilizado. Se existe quem equipare saguões tumultuados às sobretaxas, racionamentos e blecautes do governo FHC, é razoável que alguém veja na "crise aérea" uma invenção midiática. Se "apagão" não define uma calamidade que afeta diariamente uma população proporcional à da Bélgica, a prudência aconselha não ver apagões em lugar algum. "Golpista" representa apenas um adjetivo possível para uma imprensa que se desvia de suas atribuições constitucionais com o objetivo de ludibriar o (e)leitorado. Chamá-la "democrática" não modifica sua natureza.
O mesmo vale para os comentaristas. Clóvis Rossi qualifica seus críticos como "debilóides do lulo-petismo". Augusto Nunes prefere "subespécie", "idiotas" e "cretinos". Outros usam "chimpanzés", "raça maldita" e "imbecis". Se esse jargão demonstra independência ou ignorância, cabe ao público avaliar. O fato é que a expressão "apagão aéreo" encaixa-se perfeitamente no repertório dos seus divulgadores.
*Guilherme Scalzilli, historiador e escritor. Autor do romance "Crisálida" (editora Casa Amarela). www.guilherme.scalzilli.nom.br.
O excesso de veículos está para os congestionamentos como o aumento de passageiros para o caos nos aeroportos. A falta de verbas que justifica uma ridícula malha metroviária também explicaria a escassez de terminais e pistas. As mesmas chuvas que param o trânsito impedem pousos e decolagens. Mas por que ninguém enxerga um "apagão dos transportes" em São Paulo? Os defensores da mídia oposicionista argumentam que essa polêmica se resume a um estéril debate sobre nomenclaturas. E talvez estejam certos.
A essência das coisas independe do vocabulário utilizado. Se existe quem equipare saguões tumultuados às sobretaxas, racionamentos e blecautes do governo FHC, é razoável que alguém veja na "crise aérea" uma invenção midiática. Se "apagão" não define uma calamidade que afeta diariamente uma população proporcional à da Bélgica, a prudência aconselha não ver apagões em lugar algum. "Golpista" representa apenas um adjetivo possível para uma imprensa que se desvia de suas atribuições constitucionais com o objetivo de ludibriar o (e)leitorado. Chamá-la "democrática" não modifica sua natureza.
O mesmo vale para os comentaristas. Clóvis Rossi qualifica seus críticos como "debilóides do lulo-petismo". Augusto Nunes prefere "subespécie", "idiotas" e "cretinos". Outros usam "chimpanzés", "raça maldita" e "imbecis". Se esse jargão demonstra independência ou ignorância, cabe ao público avaliar. O fato é que a expressão "apagão aéreo" encaixa-se perfeitamente no repertório dos seus divulgadores.
*Guilherme Scalzilli, historiador e escritor. Autor do romance "Crisálida" (editora Casa Amarela). www.guilherme.scalzilli.nom.br.
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