A estratégia de demonizar privatizações durante a campanha eleitoral foi pura enganação então?
Seja honesto uma vez pelo menos".
Privatizações (leitor)
Bem, vou tentar apresentar meu argumento com fatos.
Vivemos em um cenário de globalização, onde há muitas teses em discussão; uma delas é a função que o Governo deve exercer junto à sociedade. Por isso, o Senado Federal tem autorizado o Governo da União a promover as privatizações e, enfim, a entregar à iniciativa privada tarefas que o Estado não tem desempenhado com eficiência, atendendo aos anseios da sociedade.
Porém, quando se defende a tese da privatização, é preciso ter-se em conta que ela deve ocorrer sob regras, sob critérios e, sobretudo, sob o manto da honestidade e da seriedade, o que, nem de longe, cuidou FHC.
Quando perguntaram ao ex-Presidente da República, João Baptista de Oliveira Figueiredo, se era a favor ou contra o programa de privatização, ele respondeu que era a favor da privatização, mas não que se entregasse o patrimônio público a algumas empresas para dele tirarem lucros exorbitantes.
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que o valor dos pedágios nas rodovias federais privatizadas chegou a subir 60% acima da inflação acumulada desde 1995
Quem viaja pelos 9,8 mil quilômetros de rodovias brasileiras que foram entregues às concessionárias privadas pelo DESGOVERNO FHC, nota que o conforto saiu caro, especialmente para quem transporta cargas. O caminhoneiro que percorre os 740 quilômetros da rodovia que vai de Foz do Iguaçu a Paranaguá, por onde é escoada boa parte da safra de grãos da região Centro-Oeste, no volante de um veículo de seis eixos desembolsa 297 reais nos pedágios, apenas em um sentido de direção. Um carro de passeio pagará 56 reais. Desde que o Programa de Concessão de Rodovias Federais foi implantado, em 1995, o preço das tarifas de pedágio subiu muito acima da inflação, como mostra um texto para discussão elaborado pelos pesquisadores Ricardo Pereira Soares e Carlos Álvares da Silva Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O aumento real da tarifa de pedágio nas rodovias federais privatizadas variou de 43,5% acima da inflação na Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, a 59,7% na rodovia Rio-Juiz de Fora (BR-040).
O reajuste do pedágio foi ainda mais salgado nas rodovias Bandeirantes e Anhangüera, entregues ao setor privado pelo governo estadual paulista, pois cresceu 113% acima da inflação medida pela Fipe desde agosto de 1994, segundo informação da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística).
Os usuários foram prejudicados, pois o princípio da modicidade das tarifas não foi aplicado e não existe nenhum mecanismo legal de controle dos reajustes das tarifas de pedágio. Os contratos de concessão DE FHC permitem a elevação das tarifas para compensar os aumentos de custos operacionais. Também possibilitam a revisão das tarifas cobradas em razão de eventos fortuitos, como alteração de tributos, por exemplo, e eventos externos ao contrato que tornam sua execução onerosa para o contratado.
pedágios das rodovias privatizadas no estado de São Paulo foram reajustados em 4,39% a no último aumento, em junho deste ano. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Confira aqui os novos preços dos pedágios em SP
Quem segue de São Paulo para Campinas, a 95 km da Capita, gastava R$ 10,10 tanto na ida quanto na volta pelas rodovias Anhangüera e Bandeirantes. Com o reajuste, o gasto passará a ser de R$ 10,60 em cada sentido. A viagem total passará de R$ 20,20 para R$ 21,20.
A tarifa mais cara será a das rodovias Anchieta-Imigrantes, administradas pela Ecovias, que ligam a Capital ao Litoral Sul. O preço do pedágio passará de R$ 14,60 para R$ 15,40. Quem subir a serra a partir de Santos pagará R$ 0,40 a mais - o pedágio dessa praça custará R$ 7,20. Já o motorista que sair de São Vicente, no sentido Capital, desembolsará R$ 4,20, um acréscimo de R$ 0,20.
Nas rodovias Anhangüera e Bandeirantes, administradas pela Autoban, os pedágios mais caros serão os de Perus (Anhangüera), Campo Limpo (Bandeirantes, sentido interior), Valinhos (Anhangüera) e Itupeva (Bandeirantes). As tarifas nessas praças custarão R$ 5,30 a partir do mês de julho.
Já na Rodovia Castello Branco, sob responsabilidade da Concessionária ViaOeste, o pedágio de Itapevi continua sendo o mais caro - a tarifa subirá de R$ 9,20 para R$ 9,60.
Em razão de arredondamentos das tarifas, quatro praças não sofrerão reajustes - São João da Boa Vista, na SP-344; Sorocaba, na SP-75 e Diadema e Batistini, além das praças de bloqueio na Rodovia dos Imigrantes.
AGORA, A PRIVATIZAÇÃO DO LULA
Depois de vencer todas as barreiras legais, todos os casos criados, finalmente nós tivemos o leilão de sete lotes de rodovias brasileiras, que estavam há muito tempo para ser privatizadas, para se fazer as concessões", destacou. De acordo com Lula, a iniciativa do governo de dispensar as empresas da necessidade de pagamento de outorga para exploração das rodovias foi decisiva para baratear o preço dos pedágios. Dos sete trechos leiloados, no total de 2,6 mil quilômetros, cinco tiveram redução de 40% ou mais no valor do pedágio estipulado pelo governo.
Entre eles, Lula citou o da Fernão Dias (BR-381), que liga Belo Horizonte a São Paulo.
O valor proposto era de R$ 2,884 mas foi arrematado por R$ 0,997 - um deságio de 65,43%. Os preços dos pedágios devem ser corrigidos anualmente, com base nos índices de inflação, durante os próximos 25 anos de concessão. Lula também comentou o resultado do leilão de licitação de um trecho da ferrovia Norte-Sul, arrematado no último dia 3 pela companhia Companhia Vale do Rio Doce, por cerca de US$ 1 milhão por quilômetro. A Vale vai construir 720 quilômetros da ferrovia, que liga o Pará a Goiás.
Para o presidente, os resultados dos leilões demonstram que é possível resolver os problemas de infra-estrutura do país por meio de parcerias "com as pessoas sérias". Lula acrescentou:
"Outra forma de nós baratearmos o custo das obras nesse país é não ter medo de fazer concorrência, de participação de quem quer que seja. Acho que um pouco de ousadia vai fazer bem para o país." Sem adiantar detalhes, o presidente anunciou que o governo também pretende abrir a exploração da dragagem dos portos brasileiros para empresas privadas. Ao comentar o aniversário do Sebrae, Lula destacou a entrada das micro e pequenas empresas na concorrência para as compras governamentais e afirmou que o governo vai trabalhar para resolver, junto com os governadores, os ajustes para a implantação efetiva da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Com informações da Agência Brasil.
CONCLUSÃO:
Quando você tem UM PEDÁGIO DE 0,99 CENTAVOS de BH a SÃO PAULO (560 KM) e previsão de GASTO DE 16,00 (IDA E VOLTA) no modelo de PRIVATIZAÇÃO DE LULA.
Enquanto na HERANÇA MALDITA DE FHC na PRIVATIZAÇÃO(?) Citemos o exemplo do caminhoneiro que percorre os 740 quilômetros da rodovia que vai de Foz do Iguaçu a Paranaguá, por onde é escoada boa parte da safra de grãos da região Centro-Oeste, no volante de um veículo de seis eixos desembolsa 297 reais nos pedágios, apenas em um sentido de direção. Um carro de passeio 56 REAIS!!!
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