segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Escola de samba Vai-Vai denuncia vídeo racista no 'YouTube'

Quem quiser conferir, procure por: Vai-Vai me Deixar Dormir!!!
O publicitário Marcelo Vitorino, morador do Bexiga, é o autor de um dos vídeos mais polêmicos do YouTube acessados na internet ultimamente: trata-se do Vai-Vai me Deixar Dormir?. Nele, Vitorino denuncia a tradicional escola de samba por desrespeitar a lei do silêncio, vender comida na rua e estacionar carros em locais proibidos.

Mas o que está ''pegando'' é o uso de um sucesso dos Originais do Samba como trilha sonora. No vídeo de Vitorino, o refrão da música Festa de Bacana (''Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão...'') acompanha imagens de um ensaio da Vai-Vai.

Tobias da Vai-Vai, presidente da escola, considerou a edição preconceituosa e ofensiva. ''O vídeo se refere a ícones afro-brasileiros (samba e carnaval) como sendo coisa de ladrão. Vamos processar Marcelo Vitorino por racismo'', disse.

''Imagina se ele fizesse a mesma coisa com a comunidade judaica? Tenho certeza de que já estaria preso.''

O advogado da Vai-Vai, Hédio Silva Junior, conta que já formalizou a denúncia na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). ''O vídeo trata todos os freqüentadores da quadra como marginais. O autor do vídeo vai ter de responder por tudo isso.''

Vitorino nega qualquer intenção discriminatória. ''A música é só ilustrativa. Eu poderia ter usado um funk, qualquer outra música'', disse. ''Já fui chamado de nazista e neofascista por um jornal do bairro. Não é nada disso. A única coisa que fiz foi mostrar o sofrimento dos moradores com os ensaios da Vai-Vai.''

O vídeo foi gravado em dezembro passado. Vitorino diz que muitos moradores participaram da sua realização.

Da Redação, com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Marcadores