sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A Guerrilha do Araguaia

TV Cultura apresenta filme sobre Araguaia dia 27 às 21h

Domingo, dia 27 às 21 horas, a TV Cultura apresenta o documentário: A Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História. O filme traz os depoimentos de ex-guerrilheiros como Zezinho do Araguaia e José Genoíno e também de ex-oficiais combatentes.
A versão reduzida do documentário será apresentada no domingo, dia 27 de janeiro de 2008, às 21 horas na TV Cultura nacional.
O filme tem direção de Eduardo Castro e segundo ele "tenta trazer à luz o que foi escondido pelos militares e pelos comandantes da guerrilha, num episódio cheio de mistérios e silêncios".
O filme traz depoimentos do ex-guerrilheiro Zezinho do Araguaia, e de outros participantes da guerrilha, como José Genoíno, Neusa Rodrigues Lima e Danilo Carneiro. Conta também com a participação de ex-oficiais combatentes, como é o caso da duras intervenções do Dr. Asdrúbal.
A narração é do ator Paulo José, a produção executiva e bibliográfica é de Marcus Fidelis, a pesquisa de arquivos, de Rô Siqueira, e a produção, de Ana Cristina Evangelista.
O documentário foi produzido via DocTV, em uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, em Goiás representada pela TBC Cultura.
Se homenageia os guerrilheiros no dia 12 de abril, onde em 1972, cerca de 2 mil homens do exército, tomaram a região do Araguaia e lutaram contra os trabalhadores do campo e seus guerrilheiros.
Para Zezinho do Araguaia, é importante que se tenha conhecimento do que aconteceu. "É preciso que se revele à juventude de hoje, não o que eu gostaria que tivesse sido, mas o que aconteceu e elimine esse vácuo na história" afirma.
Ainda hoje cerca de 280 camponeses esperam indenização pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Informações
Sinopse
O documentário retrata a luta, que aconteceu na região do Bico do Papagaio, ás margens do Rio Araguaia, onde a partir de 1967, militantes políticos se juntaram aos trabalhadores e moradores na luta armada, endurecida pelos militares.
Ficha Técnica
Guerrilha do Araguaia - As faces Ocultas da História
Duração: 55 minutos
Ano: 2007
Direção: Eduardo Castro
Outros documentos sobre a Guerrilha:
- Romualdo Pessoa Campos Filho escreveu em 1997 o livro: Guerrilha do Araguaia: a esquerda em armas, Editora da UFG.
- O filme Araguaya - a Conspiração do Silêncio - longa metragem de Ronaldo Duque, de 2004.
De Goiânia (GO),
Eliz Brandão

Nenhum comentário:

Marcadores