Blogs e sites políticos conseguiram uma vitória sobre o PIG da qual, a esta altura, vocês já devem estar sabendo: a Folha de São Paulo foi obrigada a romper o silêncio sobre a obscuridade das "aplicações diretas" da administração de José Serra e a admitir que o governo federal é mais transparente que o governo paulista.
Acompanhem, abaixo, um cronograma resumido das ações dos blogs e sites na internet que terminaram por obrigar o maior jornal do país a publicar a manchete de hoje.
1º de fevereiro - Em reação à reportagem do jornal o Estado de São Paulo que provocou, no fim de semana passado, a queda da ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, por conta do uso irregular de seu cartão corporativo, e à conseqüente adesão da mídia ao assunto, este blog chamou a atenção de outros blogs e sites para a "Caixa-preta paulista", mostrando a disparidade de transparência que havia entre o Portal da Transparência do governo Lula e o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo, que não detalhava as "aplicações diretas" do governo do Estado.
3 de fevereiro - Alertada por este blog sobre os gastos opacos do governo paulista e sobre a riqueza de informações do Portal da Transparência, a blogosfera começa uma série de ações que permitiram pressionar a mídia e motivar o governo Lula a reagir. O Blog Onipresente foi então pesquisar no Portal da Transparência e descobriu gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o cartão corporativo, mostrando que o vice-líder da oposição, que é o ex-presidente, fazia uso "pouco ortodoxo" do que seus pares condenavam.
5 de fevereiro - É publicado no Observatório da Imprensa, site lido pela nata da imprensa brasileira e por políticos, um único artigo denunciando a "caixa-preta paulista". O texto, de minha autoria, é uma coletânea de textos publicados neste blog no fim de semana, e o site Vermelho, do PC do B, dá como sua manchete principal o post deste blog do dia 4, intitulado "O nome do Jogo", que exorta o governo Lula a reagir à nova ofensiva midiática contra si.
6 de fevereiro - Paulo Henrique Amorim também cobra reação do governo Lula e, no mesmo dia, esse governo sai do imobilismo e, atropelando a oposição, protocola ele mesmo o pedido de CPI dos Cartões corporativos. Além disso, o site Vermelho sai com matéria intitulada "Blogs reagem à nova ofensiva midiática contra o governo Lula", em que cita este e outros blogs que se levantaram contra a mídia e pediram reação do governo Lula.
7 de Fevereiro - Em matéria antológica, Paulo Henrique Amorim divulga investigação da "Caixa-preta paulista" e dá detalhes sobre as "aplicações diretas" do governo Serra, que, além de muito próximas em tamanho das do governo federal, como este blog havia antecipado uma semana antes não são disponibilizadas para fiscalização como acontece com as do governo Lula.
8 de fevereiro - Folha de São Paulo noticia a descoberta de Paulo Henrique Amorim, em resposta inclusive à acusação dele de que o jornal já estava de posse das mesmas informações que ele levantou, mas as estava retendo.
A reação eletrônica contra a recente ofensiva midiática obrigará a mídia e a oposição a irem mais devagar com o andor na questão dos cartões corporativos e permitirá aos paulistas saberem como é gasto o dinheiro de seus impostos pelo governador José Serra, que até então vinha sendo poupado de qualquer fiscalização da imprensa.
Diante de tudo isso, quero cumprimentar nossos companheiros de luta na internet e, junto deles, comemorar uma vitória da cidadania que mostra que cidadãos comuns podem fazer muito mais do que simplesmente reclamar contra os poderes constituídos da República, dos quais a mídia faz parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário