terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

TV Pública é aprovada na Câmara



A Câmara aprovou há pouco, por 336 votos a 103 e 3 abstenções, a medida provisória que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mais conhecia como TV Pública. A MP foi relatada pelo deputado Walter Pinheiro (PT-BA).

A oposição bem que tentou atrapalhar os trabalhos, atrasando por quase cinco horas a sessão. DEM e PSDB apresentaram dois requerimentos pedindo o adiamento da votação, mas foram barrados pela base governista, que tem ampla maioria na Câmara.

Somente o PSDB, DEM e PPS orientaram suas bancadas a votar contra a criação da EBC. Os partidos consideram inoportuno o gasto estimado em R$ 350 milhões para que a emissora seja criada. O dinheiro está previsto no Orçamento da União.

A matéria segue agora para apreciação no Senado, onde trancará a pauta por ter sido editada há mais de 45 dias - limite estipulado pela Constituição para apreciação de MP no Congresso.

No Senado, a oposição promete fazer mais barulho e garante que vai obstruir a análise da MP da TV Pública se não conseguir um dos cargos-chave (presidência ou relatoria) da CPI mista dos cartões corporativos.

Nenhum comentário:

Marcadores