quarta-feira, 26 de março de 2008

Jornal da Band: cooperativa teria desviado recursos para campanhas do PT Brasília (24 de março) -

Investigação do Ministério Público aponta para a existência de um esquema de desvio de recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), fundada em 1996 pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), para financiar campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores. A denúncia foi ao ar em reportagem do Jornal da Band desta segunda-feira. Conforme o noticiário, a cooperativa "pegou mais de R$ 100 milhões de 15 mil famílias e simplesmente quebrou".

Segundo o programa televisivo, três mil famílias ainda aguardam os apartamentos. Nos locais onde deveriam estar os prédios, haveria apenas "terrenos vazios, esqueletos e prédios inacabados". Sob a condição do anonimato, um empreiteiro ouvido pela reportagem afirmou ter emitido notas ficais frias, a pedido da Bancoop, para serviços que jamais teriam sido prestados. O dinheiro dos cooperados seria sacado na boca do caixa, e os recursos, garante ele, repassados ao PT. Fonte:

Agência Tucana

* Berzoini repudia tentativa leviana de ligar o PT a supostas irregularidades

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, divulgou nesta terça-feira (25) nota de repúdio a reportagem divulgada pela TV Bandeirantes, que se baseia em investigações inconclusas para levianamente ligar o Partido dos Trabalhadores e o próprio Berzoini a procedimentos irregulares. Leia abaixo a íntegra:

NOTA

Em relação à reportagem levada ao ar pela TV Bandeirantes, sobre supostas doações irregulares a campanhas do PT via Bancoop, esclareço:


1. O Partido dos Trabalhadores não tem conhecimento das supostas doações nem foi comunicado sobre o assunto pelo Ministério Público, de onde, segundo a reportagem, viriam as acusações;


2. Nunca houve qualquer relacionamento financeiro do PT com a Bancoop;


3. Aproveitando do fato de eu ter sido fundador da Bancoop, a reportagem tenta claramente vincular minha imagem às investigações em curso, desconsiderando o fato de eu haver me desligado da direção da cooperativa em dezembro de 2002, com o único objetivo de atingir politicamente o Partido dos Trabalhadores;

4. Repudio a utilização de informações vagas e inconsistentes na tentativa de ligar o PT e minha pessoa a investigações em curso, que deveriam ser tratadas com as devidas reservas, para resguardar o direito previsto no Art. 5º da Constituição Federal, da honra pessoal como garantia fundamental do estado de direito.

Ricardo Berzoini
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

* Em nota, Bancoop também desmente TV Bandeirantes

Em nota divulgada nesta terça-feira, a Bancoop desmente matéria produzida e divulgada pela TV Bandeirantes com uma série de afirmações e acusações que, segundo a cooperativa, são inverídicas. Leia a íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Bancoop - Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, por seu advogado, vem a público e à imprensa esclarecer que é uma entidade destinada à construção de imóveis aos seus cooperados, desde 1996, tendo honrado sempre com seus compromissos e pautado sua conduta pela legalidade de suas ações.

Não são verdadeiras as afirmações constantes da reportagem divulgada no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, em 24 de março p.p., onde se mencionou que a Bancoop pegou mais de 100 milhões de reais, de 15 mil famílias e simplesmente quebrou, e ainda que teria financiado campanhas políticas. Nada mais absurdo.

Não existe falência alguma, nem tampouco qualquer pedido de falência. A natureza jurídica de cooperativa, pela lei, não está sujeita a falência. Portanto a informação está errada. Em outras palavras, a Bancoop não está quebrada, nem poderia quebrar. Caso ocorresse inadimplência de seus cooperados que deixassem de pagar à Bancoop, a conseqüência seria a paralização das obras, nada mais. É verdade que alguns de seus empreendimentos encontram-se atrasados face ao cronograma de obras, mas isso se deve a problemas, cujas soluções já estão encaminhadas.

Não houve contribuição à campanhas políticas. Esclarece-se que a Bancoop é entidade apartidária, não financiando em momento algum campanhas políticas de quem quer que seja. Assim, o conteúdo da referida reportagem não procede, o que poderia ser esclarecido caso tivessem procurado os responsáveis pela Bancoop antes de levar ao ar matéria inverídica e improcedente.

Cumpre ressaltar, no entanto, a temeridade da assertiva da reportagem. Além de não ser verdadeira, acabou por gerar pânico em todos os demais cooperados. É a presente, pois, para esclarecer a verdade e afirmar que a Banccop não quebrou, não "pegou" o dinheiro de ninguém, nem financiou campanhas políticas. Continua ela cumprindo fielmente sua finalidade, na construção de moradias a seus cooperados e nada mais. Assim, a Bancoop tomará todas as medidas cabíveis, objetivando restabelecer a verdade e proteger os interesses de seus cooperados e sua reputação.

Nenhum comentário:

Marcadores