quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CCJ do Senado aprova projeto que disciplina uso de algemas

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (6) projeto que disciplina o uso de algemas <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/04/materia.2008-08-04.4564086031/view> durante a prisão de criminosos. Pela proposta, a algema poderá ser usada em casos de reincidência de crimes violentos, por decisão do juiz, quando houver risco para a integridade de alguém ou no momento do transporte de presos que ofereçam risco.

- O QUE É UM PRESO QUE OFERECE RISCO?

Um FAVELADO?
Um integrante do MST?
Um cantador de PAGODE?
Um BÓIA-FRIA?
Um NEGRO?
Uma Prostituta?
Um POBRE?


A aprovação da matéria, no entanto, não é definitiva. Antes de seguir para a Câmara, deverá passar por um turno suplementar de votação ainda na CCJ. O relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), explicou que presos acusados de crime de colarinho branco também não estão excluídos do uso de algemas, caso se enquadrem nas disposições que previstas pelo projeto.

"Não se usa algemas quando a pessoa se entrega ou para exibir um preso, para parecer um troféu, como uma pena antecipada. Nas demais hipóteses a algema pode e deve ser usada", analisou. "O ex-banqueiro Salvatore Cacciola, por exemplo, chegaria ao Brasil algemado", acrescentou citando o caso do ex-banqueiro <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/07/16/materia.2008-07-16.6485517482/view> que foi condenado a 13 anos de prisão por gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público. Ele fugiu para a Itália depois de a sentença no Brasil ter sido proferida.

Nenhum comentário:

Marcadores