sábado, 27 de setembro de 2008

Kassab sobe para 25%, Alckmin tem 20%. Marta lidera com 35% E VENCE NO SEGUNDO TURNO, diz Ibope


Margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Por isso, tecnicamente, situação de tucano e democrata é de empate.



Pesquisa Ibope contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", divulgada neste sábado (27), mostra que Gilberto Kassab (DEM) subiu cinco pontos percentuais na disputa pela Prefeitura de São Paulo, atingindo 25%, e Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou negativamente de 21% para 20%.



A liderança continua com a candidata Marta Suplicy (PT), que manteve os 35% do levantamento anterior.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores na capital paulista entre os últimos dias 23 (terça) e 25 (quinta).


Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Kassab, atual prefeito e candidato à reeleição, ainda está em situação de empate técnico com Geraldo Alckmin, de acordo com o instituto.



Considerada a margem de erro da pesquisa, o democrata pode ter entre 22% e 28% e o tucano, entre 17% e 23%. Marta pode ter entre 32% e 38%.



Demais candidatos

O candidato Paulo Maluf (PP) oscilou negativamente um ponto, de 8% para 7%. Soninha (PPS) oscilou um ponto para cima, de 3% para 4%. Ivan Valente (PSOL) permanece com o mesmo percentual da pesquisa anterior: 1%.




Na TV, Kassab diz que foi 'revelação' e Alckmin, 'decepção' Na reta final, Marta e Alckmin reforçam campanha na periferia Kassab cita lideranças tucanas que admira e ignora Alckmin Briga em SP 'passou, e muito, dos limites', diz presidente do PSDB Chamado de 'frio e mesquinho', Alckmin evita responder a Quércia TRE-SP promoverá a troca de cerca de 700 mil títulos no dia da eleição Alckmin pede que eleitor o compare com Kassab para decidir sobre 2º turno
--------------------------------------------------------------------------------
Como no levantamento anterior do instituto, Anai Caproni (PCO), Ciro Moura (PTC) e Levy Fidelix (PRTB) não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4% e os que não sabem/não responderam, 4%.

Os nomes dos candidatos Edmilson Costa (PCB) e Renato Reichmann (PMN) constavam no disco apresentado aos eleitores, mas eles não foram citados por nenhum dos 1.024 entrevistados na capital paulista.

O levantamento está registrado na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o número 031.001.08-SPPE.



Segundo turno

Na simulação de segundo turno entre Marta e Geraldo Alckmin, o instituto aponta empate técnico: 45% para cada um. Os brancos ou nulos somam 8%, enquanto 1% não sabe.
Entre Marta e Gilberto Kassab, o Ibope também aponta empate técnico. A candidata do PT soma 45%, contra 44% do candidato do DEM. Os brancos ou nulos totalizam 9%, enquanto 2% não sabem.

Na simulação de segundo turno entre Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab, o tucano tem 45%, contra 37% do candidato do DEM. Os brancos ou nulos somam 15%, enquanto 3% não sabem.



eleições 2008 em São Paulo
--------------------------------------------------------------------------------
Espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os candidatos, Marta Suplicy (PT) aparece com 30% das intenções de voto, enquanto Gilberto Kassab (DEM) soma 20% e Geraldo Alckmin, 16%. Paulo Maluf (PP) aparece com 6% e a vereador Soninha (PPS), com 2%.



Estratificação

Segundo o Ibope, Marta apresenta o melhor desempenho entre os eleitores que têm da 5ª a 8ª série do ensino fundamental - tem 43%, contra 39% que obtém entre os eleitores que têm até a 4ª série do ensino fundamental e entre os que têm ensino médio. Entre os que têm ensino superior, soma 21%.

Kassab e Alckmin apresentam seu melhor desempenho entre os que têm ensino superior - o democrata soma 30% e o tucano, 29%. Kassab tem 24% entre os que têm ensino médio, contra 18% de Alckmin.

Entre os que têm da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, Kassab tem 20% e Alckmin, 19%. Já entre os que têm até a 4ª série, o democrata soma 25% e o tucano, 13%.



Rejeição

Segundo o Ibope, Marta Suplicy (PT) aparece com 32% de rejeição. Gilberto Kassab (DEM) soma 24%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 13%.



Atual gestão

Em relação à administração do prefeito Gilberto Kassab, 9% dos eleitores consideraram que ela é ótima, contra 37% que afirmaram que é boa. Para 34%, a administração do democrata é regular, enquanto 18% afirmaram que ela é ruim ou péssima.

Nenhum comentário:

Marcadores