Vendas disparam até 40% nos shoppings e animam lojistas
Camila AbudFernando Teixeira
SÃO PAULO - Com as vendas até 40% maiores em alguns shopping centers da capital paulista, no último fim de semana, os lojistas demonstram otimismo com relação ao comércio para o Natal. Outro termômetro que indica fôlego para o varejo neste período é o nível de inadimplência de novembro, que, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esteve controlado.
Os shoppings registraram aumento de vendas e público em novembro, principalmente depois do pagamento do 13º salário, com grande procura por itens como roupas e acessórios, e eletrônicos e celulares. No Central Plaza Shopping, na capital paulista, foi registrado incremento de vendas de 12,5% e aumento de fluxo de público de 10% neste último final de semana. As expectativas iniciais para o Natal eram aumento de vendas de 11%, índice superado antes mesmo de dezembro.
No Shopping Interlagos, em São Paulo, por exemplo, que pertence ao Grupo Savoy, só neste último final de semana houve um aumento de 7% nas vendas em comparação com o mesmo final de semana do ano passado. Um dos motivos que colaboraram é o recebimento da primeira parcela do 13º salário esta semana, estimulando as compras.
Segundo Carla Bordon Gomes, superintendente do shopping, o local ainda não sentiu nenhum efeito da crise, pelo contrário. "A crise está passando longe de nós, o movimento está muito bom nos últimos meses, esperamos um bom Natal, com crescimento de 10% nas vendas", diz. O shopping recebeu 210 mil pessoas, 5% a mais do que nos mesmos dias de 2007. Ainda foi registrado um aumento considerável de compras à vista, mas a maioria é feita com cartão de crédito. Além disso, o empreendimento trouxe novas lojas e fez reformas este ano, como a construção de uma passarela que facilita o acesso dos clientes.
2008 também foi de forte crescimento para o Shopping Center 3, tanto que no mês de outubro ultrapassou o faturamento de 2007. "A nossa média de crescimento de vendas nestes dez meses de 2008 foi de 30% quando comparada ao mesmo período do ano passado, e a freqüência de público também está avançando de maneira sustentável, a nossa média é de 34 %. Recebemos aproximadamente 1 milhão de pessoas ao mês", afirma Luís Ivã de Brito, superintendente do mall.
O fim de semana depois do pagamento da primeira parcela do 13º levou muitos consumidores ao Boavista Shopping, na zona sul da capital paulista, para as compras de Natal. No último dia 29, sábado, o shopping registrou intenso movimento, com acréscimo de 34% no fluxo de visitantes, comparado ao mesmo fim de semana de 2007.
Além das vitrines repletas de novidades e ofertas, para atrair o consumidor o Boavista aposta na promoção "Natal Premiado", que fará o sorteio de um automóvel Hyundai Tucson, zero-quilômetro, no dia 24 de dezembro. Cada R$ 200,00 em compras nas lojas do shopping darão ao cliente o direito a um cupom.
Crise
A crise econômica ainda vai passar longe dos empreendimentos administrados pela AD Shopping. A expectativa para o fim do ano é de aumento, tanto de público como em vendas. Segundo Tony Bonna, coordenador de marketing da empresa, a expectativa média de crescimento é de 40% em público, gerando crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado, nos empreendimentos que tiveram expansão e inauguração de lojas-âncoras, como Shopping Bonsucesso, Center Plaza de Limeira, Aquarius Shopping, Bauru Shopping, Jaracati Shopping, Minas Sul, Shopping Rio Claro e Minas Shopping. Para os centros de compras já maturados, graças às campanhas institucionais, como os "4 Dias de Loucura de Natal", o crescimento de fluxo de pessoas é na média de 12%, e nas vendas, de 20%, como no Esplanada Shopping, Campinas Shopping, Taubaté Shopping, Center Lapa, Terra Parque, IT Center e Iguatemi Belém.
"O adiamento da compra de produtos com tíquete médio elevado, como carros e imóveis, que gera grande comprometimento da verba mensal, tem feito o consumidor gastar mais com produtos de tíquete médio mais baixo, como roupas, calçados e acessórios, que são os principais itens de um shopping center", diz Bonna.
O investimento em decoração de Natal também aumentou. No Taubaté Shopping, localizado no Vale do Paraíba, foram investidos R$ 320 mil, 40% a mais que no ano passado, disse a empresa, por meio de comunicado.
Esse cenário é o inverso do que acontece na Europa, onde as vendas no varejo caíram 2,1% nos 15 países que adotam o euro como moeda oficial, em outubro, mais do que o esperado por analistas. Com o resultado, as vendas ficaram 2,1% abaixo do registrado no mesmo mês em 2007 e 0,8% a menos do que em setembro.
Camila AbudFernando Teixeira
SÃO PAULO - Com as vendas até 40% maiores em alguns shopping centers da capital paulista, no último fim de semana, os lojistas demonstram otimismo com relação ao comércio para o Natal. Outro termômetro que indica fôlego para o varejo neste período é o nível de inadimplência de novembro, que, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esteve controlado.
Os shoppings registraram aumento de vendas e público em novembro, principalmente depois do pagamento do 13º salário, com grande procura por itens como roupas e acessórios, e eletrônicos e celulares. No Central Plaza Shopping, na capital paulista, foi registrado incremento de vendas de 12,5% e aumento de fluxo de público de 10% neste último final de semana. As expectativas iniciais para o Natal eram aumento de vendas de 11%, índice superado antes mesmo de dezembro.
No Shopping Interlagos, em São Paulo, por exemplo, que pertence ao Grupo Savoy, só neste último final de semana houve um aumento de 7% nas vendas em comparação com o mesmo final de semana do ano passado. Um dos motivos que colaboraram é o recebimento da primeira parcela do 13º salário esta semana, estimulando as compras.
Segundo Carla Bordon Gomes, superintendente do shopping, o local ainda não sentiu nenhum efeito da crise, pelo contrário. "A crise está passando longe de nós, o movimento está muito bom nos últimos meses, esperamos um bom Natal, com crescimento de 10% nas vendas", diz. O shopping recebeu 210 mil pessoas, 5% a mais do que nos mesmos dias de 2007. Ainda foi registrado um aumento considerável de compras à vista, mas a maioria é feita com cartão de crédito. Além disso, o empreendimento trouxe novas lojas e fez reformas este ano, como a construção de uma passarela que facilita o acesso dos clientes.
2008 também foi de forte crescimento para o Shopping Center 3, tanto que no mês de outubro ultrapassou o faturamento de 2007. "A nossa média de crescimento de vendas nestes dez meses de 2008 foi de 30% quando comparada ao mesmo período do ano passado, e a freqüência de público também está avançando de maneira sustentável, a nossa média é de 34 %. Recebemos aproximadamente 1 milhão de pessoas ao mês", afirma Luís Ivã de Brito, superintendente do mall.
O fim de semana depois do pagamento da primeira parcela do 13º levou muitos consumidores ao Boavista Shopping, na zona sul da capital paulista, para as compras de Natal. No último dia 29, sábado, o shopping registrou intenso movimento, com acréscimo de 34% no fluxo de visitantes, comparado ao mesmo fim de semana de 2007.
Além das vitrines repletas de novidades e ofertas, para atrair o consumidor o Boavista aposta na promoção "Natal Premiado", que fará o sorteio de um automóvel Hyundai Tucson, zero-quilômetro, no dia 24 de dezembro. Cada R$ 200,00 em compras nas lojas do shopping darão ao cliente o direito a um cupom.
Crise
A crise econômica ainda vai passar longe dos empreendimentos administrados pela AD Shopping. A expectativa para o fim do ano é de aumento, tanto de público como em vendas. Segundo Tony Bonna, coordenador de marketing da empresa, a expectativa média de crescimento é de 40% em público, gerando crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado, nos empreendimentos que tiveram expansão e inauguração de lojas-âncoras, como Shopping Bonsucesso, Center Plaza de Limeira, Aquarius Shopping, Bauru Shopping, Jaracati Shopping, Minas Sul, Shopping Rio Claro e Minas Shopping. Para os centros de compras já maturados, graças às campanhas institucionais, como os "4 Dias de Loucura de Natal", o crescimento de fluxo de pessoas é na média de 12%, e nas vendas, de 20%, como no Esplanada Shopping, Campinas Shopping, Taubaté Shopping, Center Lapa, Terra Parque, IT Center e Iguatemi Belém.
"O adiamento da compra de produtos com tíquete médio elevado, como carros e imóveis, que gera grande comprometimento da verba mensal, tem feito o consumidor gastar mais com produtos de tíquete médio mais baixo, como roupas, calçados e acessórios, que são os principais itens de um shopping center", diz Bonna.
O investimento em decoração de Natal também aumentou. No Taubaté Shopping, localizado no Vale do Paraíba, foram investidos R$ 320 mil, 40% a mais que no ano passado, disse a empresa, por meio de comunicado.
Esse cenário é o inverso do que acontece na Europa, onde as vendas no varejo caíram 2,1% nos 15 países que adotam o euro como moeda oficial, em outubro, mais do que o esperado por analistas. Com o resultado, as vendas ficaram 2,1% abaixo do registrado no mesmo mês em 2007 e 0,8% a menos do que em setembro.
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