sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

LULA EM SANTA CATARINA

Em SC, Lula diz que crise financeira é ‘catástrofe’ causada por especulação
Para presidente, crise foi causada por sistema financeiro "irresponsável".

Ele disse esperar que isenção de IPI incentive a compra de carros novos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta sexta-feira (12), em Itajaí (SC), a crise financeira mundial a uma “catástrofe” como a que vive o estado devido às enchentes. Para o presidente, os países “pobres e emergentes” são vítimas de “um sistema financeiro descontrolado e irresponsável” praticado pelos países ricos.

“Estamos vivendo catástrofe na economia mundial que não foi causada por chuva, por terremoto, que foi causada pela especulação financeira, pela falta de controle do sistema financeiro”, disse.

Segundo Lula, o governo tem tomado todas as medidas “para que essa crise não chegue na mesma profundidade que já chegou nos Estados Unidos, onde mais de 600 mil pessoas estão perdendo emprego por mês”.

Como havia feito mais cedo em Belo Horizonte, o presidente voltou a incentivar prefeitos e governadores a não pararem de gastar ou paralisarem obras devido à crise. “Tudo que tiver de cortar, temos que cortar em custeio. Não parar nenhum centavo de investimento em obras de infra-estrutura que significam mais emprego, renda, comprar cimento, aço, contratar caminhão e dinamizar a economia.”

Pânico

Lula também repetiu o discurso de que a crise tem levado “pânico” a boa parte da sociedade que deixa de comprar com medo de perder o emprego. “É preciso que vocês ajudem a dizer a essas pessoas que elas vão perder o emprego exatamente se não comprarem. Se não compra, a empresa não produz, o comércio não vende, a imprensa não terá publicidade, e tudo ficará muito ruim para todos nós.”

Ao comparar a situação do Brasil com a dos Estados Unidos, o presidente disse ter ficado “decepcionado” com o Congresso americano que não aprovou a ajuda financeiras para montadoras como GM, Ford e Chrysler. “Se empresas como essas quebram nos EUA vai ter milhões de desempregados no mundo”, disse.

Fez, no entanto, referência ao pacote de medidas anunciado na quinta, que prevê isenção de IPI para compra de veículos 1.0.

“Graças a Deus aqui no Brasil essas empresas estão bem e pelas medidas que tomamos ontem, isentando o IPI de carros, espero que vocês comprem o carro que prometeram às esposas, namoradas e a vocês mesmos”, disse.

Nenhum comentário:

Marcadores