Tradicionalmente as organizações populares do Estado fazem atividades nesta data, em contraposição às comemorações oficiais, promovidas pelo governo estadual.
Antevendo a possibilidade de Aécio Neves - pré-candidato à Presidência da República em 2010 - dar alguma conotação eleitoral à festa, as entidades resolveram se colocar do outro lado da praça onde acontecerá o evento, para explicitarem a indignação com a "forma autoritária" com que Minas estaria sendo governada.
Os movimentos sociais denunciam que a realidade do Estado é diferente daquela divulgada em "propagandas milionárias". Reclamam que áreas como saúde, saneamento, educação e segurança não são prioridade na atual gestão.
A atividade está sendo organizada pelo Fórum Social e Sindical, uma união de sindicatos e organizações populares, lançado em novembro do ano passado. Dezenas de entidades já aderiram ao grupo. O objetivo do ato em Ouro Preto é "denunciar o desmantelamento da estrutura do Estado, promovido nos anos do governo tucano."
Nenhum comentário:
Postar um comentário