sexta-feira, 24 de abril de 2009

Redimido



Certamente, algum assessor direto do presidente Lula já deve ter mostrado a ele o artigo que Walter Russel Mead, integrante do Conselho de Relações Exteriores (Council on Foreign Relations) dos Estados Unidos, publicou no último número da revista Newsweek. O articulista focaliza a declaração de Lula de que a crise econômica foi provocada por gente de pele branca e de olhos azuis. Mead, que também é escritor, afirma que Lula falou a verdade. E acrescenta: a situação atual está pior do que Lula disse. Informa que os caras-pálidas de olhos azuis não são apenas responsáveis pela crise financeira, mas por desorganizar o mundo com o sistema econômico que inventaram.

• • •

Walter Russel Mead analisa a situação sob enfoque histórico, explicando que o atual sistema financeiro se desenvolveu na Holanda, no século 17, criado por homens brancos de olhos azuis. Em seguida, foi adotado pela Inglaterra (Dutch Finance) e seguiu em frente, moldando o sistema capitalista das nações ocidentais. Surgiu então o Bank of England. Com a consolidação do império britânico e o desenvolvimento do comércio marítimo mundial, estavam lançadas as bases da globalização. Daí para a frente, as considerações de Mead ficam complicadas demais e não vale a pena discuti-las. O que importa é que Lula, gozado pela imprensa brasileira e estrangeira, acabou redimido por um especialista importante
como Walter Mead.

• • •

Ainda sobre o artigo de Walter Russel Mead: ele dá um violento “chega pra lá” nos defensores do capitalismo liberal e do chamado neoliberalismo. No caso, vale como recado para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defensor ardoroso da cartilha neoliberal, que acabou causando grandes malefícios ao Brasil. O sistema foi responsável pela desestruturação de vários setores da economia e dos serviços públicos brasileiros.

Nenhum comentário:

Marcadores