Não ter feito isso foi uma grande besteira e, por isso, o FBI prestará esse serviço aos seus 290 leitores (média diária) e 45 fiéis seguidores. Vamos aos fatos:
<http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1128313-5601,00-GOVERNO+NAO+CONSEGUE+IMPEDIR+CRIACAO+DA+CPI+DA+PETROBRAS.html> 1. Governo (federal) não consegue impedir criação da CPI da Petrobras
O autor do pedido de CPI foi o Senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná.
A matéria do G1 explica que o governo Lula não conseguiu impedir a criação da CPI porque não viabilizou a retirada de assinaturas de mais quatro senadores, dos 31 que restaram.
Não consta, na matéria nenhum ato de retaliação ou coação irresistível do governo contra algum desses 31 senadores.
Pelo visto, a tática utilizada foi apenas o convencimento. Que não funcionou a contento. A CPI está instalada!
2. Bancada do PDT se divide e congela CPI para investigar Yeda <http://noticias.uol.com.br/politica/2009/05/19/ult5773u1214.jhtm> Crusius no RS
A Governadora Yeda Crusius é do PSDB, mesmo partido do Senador Álvaro Dias, que foi intransigente no procedimento de instalação da CPI da Petrobras, enfrentando, inclusive, os Senadores do DEM, seus aliados históricos, que eram contra a precipitação dessa CPI, antes de ouvir, no Senado, o Presidente da Petrobras.
A matéria do Uol mostra como foi o modus operandi da Governo do PSDB, no Rio Grande do Sul:
A oposição amargou na tarde desta terça-feira (19) mais uma derrota na batalha para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue denúncias de corrupção envolvendo o governo de Yeda Crusius (PSDB).
Na segunda-feira (18), o governo ameaçou retaliar o PDT caso o partido votasse pela instalação de uma CPI. Os trabalhistas comandam a secretaria de Obras no governo Yeda, além de deterem cargos de diretoria no banco estadual - o Banrisul.
A líder do PSDB na Assembléia, deputada Zilá Breitenbach, disse que os cargos deveriam ser devolvidos ao governo no caso de apoio à CPI.
Além disso, o governo ameaçou paralisar obras em prefeituras administradas pelo PDT.
***
Ou seja, ao contrário do Governo Lula que utilizou a tática do convencimento, o Governo do PSDB utilizou a tática da retaliação. Mas não é o PSDB que diz que CPI é um instrumento importante para o fortalecimento do Legislativo e da democracia?
Devolver cargos? Paralisar obras?
***
Há outra grande diferença: a CPI da Petrobras poderá mostrar, ao final, que não havia nada que a justificasse.
Já as irregularidades contra o Governo do PSDB - mesmo partido dos intransigentes paladinos da moral Álvaro Dias e Artur Virgílio - permanecerão pairando sobre as plumas da tucana Yeda Crusius. Com a agravante de que o seu próprio Vice Paulo Feijó (DEM) reforça e tem provas que fortalecem essas denúncias.
Assim é o PSDB: um poço de contradições.
Mas as Organizações Serra (Globo, Folha e Estadão) estão aí mesmo para impedir que essa verdade venha à tona.
...
Postado por Augusto da Fonseca no FBI - Festival de Besteiras da Imprensa <http://festivaldebesteirasdaimprensa.blogspot.com/2009/05/besteira-do-dia-imprensa-nao-compara.html> em 5/19/2009 08:04:00 PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário