segunda-feira, 25 de maio de 2009

Parlamentares da Executiva do PSDB visitam Cuba

Podem crer! Não é brincadeira do Prof Hariovaldo.

Deputados e senadores estão em missão de trabalho em Havana

Brasília (23 de maio)- "Cuba é um país com um povo muito amável, parecido com o brasileiro, por gostar de música, cultura e ser alegre". A afirmação é da senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente nacional da Executiva do PSDB, que participa de visita a Cuba desde quarta-feira (20). A viagem encerra no domingo (24). Marisa, o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), e os deputados Antônio Carlos Pannunzio (SP) e Bruno Araújo (PE) integram a comitiva do PSDB que foi convidada pelo Partido Comunista de Cuba para conhecer o país, a fim de estreitar os laços de cooperação bilateral.

A senadora afirmou que a experiência com a viagem está sendo muito boa e que é interessante ampliar as parcerias entre Brasil e Cuba, especialmente nas áreas de saúde e educação. "Cuba evoluiu bem na área de saúde. Os cubanos realizam um trabalho científico que engloba toda uma rede; fazem o diagnóstico das doenças, a pesquisa, a produção de medicamentos e, por fim, a comercialização", comentou a senadora Marisa após visitar o Pólo Científico de Biotecnologia de Cuba.

EDUCAÇÃO

Os parlamentares também visitaram o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Cubano, Ramón Pez Ferro. Na ocasião, conversaram sobre a situação do país e o que aconteceu ao longo desses 50 anos da Revolução Cubana. Em seguida, a comitiva brasileira se encontrou com o vice-ministro de Relações Exteriores, Alejandro Gonzalez. A conversa girou em torno do embargo econômico que a Ilha sofre desde 1959.

Na sexta-feira (22), a senadora e os deputados brasileiros se encontraram com o chefe do departamento de Educação, Roberto Montezano. Marisa acredita que não há muita diferença entre a evolução da educação no Brasil e em Cuba ao longo dos últimos 50 anos. "Eles evoluíram bastante e nós também". O grupo ainda visitou o Ministério da Economia e o Comitê Central do Partido Comunista Cubano (PCC). Os tucanos foram acompanhados em Havana pelo chefe do Departamento de Relações Internacionais do PCC, Fernando Remirez de Estenoz e o chefe da Seção de Análises do PCC, Hector Fraginal.

O governo cubano tem interesse em ampliar a cooperação e as ações de solidariedade com o Brasil por meio de atividades que envolvam partidos políticos, instituições governamentais e não governamentais e o meio acadêmico.



Fonte: Agência Tucana com Assessoria da Senadora

Nenhum comentário:

Marcadores