segunda-feira, 25 de maio de 2009

A VEJA FOI OBRIGADA A PUBLICAR!

Carta de Guido Mantega

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/carta-guido-mantega-472765.shtml


25 de maio de 2009


"Lamento que uma revista como Veja reproduza matéria sem o menor fundamento", escreveu Guido Mantega, ministro da Fazenda, reclamando com razão por VEJA ter usado, como ilustração de uma reportagem publicada na edição impressa que está nas bancas, uma imagem da manchete do jornal O Globo do dia 22 de maio passado. A respeito da manchete, a equipe de Mantega já havia escrito uma carta ao editor de O Globo, que a publicou. A carta esclarece o episódio e é adequado reproduzi-la aqui:

"Não tem fundamento a manchete publicada na edição de ontem, 20 de maio de 2009, do jornal O Globo, sob o título 'Mantega defende juro alto do BB e culpa BC.' Na entrevista, cuja íntegra pode ser acessada no site do Ministério da Fazenda (www.fazenda.gov.br), o Ministro Guido Mantega afirma, de modo inequívoco, que 'fundamentalmente temos que baixar mais os spreads e as taxas de juros, que ainda estão muito altos'. Ressalta ainda que o Banco do Brasil 'está reduzindo as taxas de juros nas principais modalidades, nas principais linhas de crédito' e que 'as taxas de juros (do BB) já são as menores quando comparadas com os bancos líderes do setor'. É descabida, portanto, a afirmação de que o Ministro defenderia os juros 'altos' do BB.

São igualmente incorretas as afirmações de que o Ministro 'culpa o BC' e que 'os dados do Banco Central, que apontam a subida das taxas, são truncados'. Como se pode observar na transcrição da entrevista, o Ministro se limitou a afirmar que, conforme lhe indicara o Presidente do BB, 'esses dados truncados que saíram na imprensa (...) abordam apenas algumas linhas de crédito'.

Adicionalmente, a manchete do texto publicado na página 19, na abertura do caderno de Economia, sob o título 'Mantega engole juro alto do BB', não somente persiste no erro, mas trata de modo deselegante o Ministro da Fazenda e o encontro por ele mantido com a direção do BB, o qual foi marcado pelo sentido de responsabilidade na condução da instituição e pela cordialidade.'

Carmen Vieira da Cunha

Chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda"

Nenhum comentário:

Marcadores