terça-feira, 14 de julho de 2009

Boicote a Petrobrás

Nesse País tem de tudo: Até direita burra! No clone do Blog da Petrobrás ( O Blog da Petrobrás tem um clone, organizado pelo CORNUDO NOTURNO) vi o esboço de uma CAMPANHA DE BOICOTE À PETROBRÁS!

Como?


fazer um boicote aos postos Petrobrás e promover um spam de 300 milhões de mensagens.

Em primeiro lugar, é importante saber qual a origem da gasolina e do óleo diesel fabricados no Brasil.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem a Shell, nem a Texaco, nem a Esso nem qualquer outra das grandes multinacionais do petróleo possui refinaria no Brasil. Portanto, nenhuma delas produz gasolina nem óleo diesel vendidos nos postos que levam a sua marca.


E quem produz o óleo diesel e a gasolina?

Nas páginas da ANP - Agência Nacional do Petróleo encontram-se os números da produção nacional de derivados de petróleo por refinaria. Das 13 refinarias instaladas no Brasil, 11 pertencem à Petrobrás e apenas duas, Manguinhos e Ipiranga, são particulares.

Em 2001, as refinarias da Petrobrás foram responsáveis por 98,4 % dos combustíveis produzidos no Brasil e o restante, 1,6 %, coube às duas refinarias particulares. As importações de gasolina e de óleo diesel são esporádicas e pouco afetam o mercado.

Quem deixar de abastecer nos postos de bandeira Petrobrás vai prejudicar apenas os seus donos, que nada têm a ver com os preços praticados no país. O objeto da ira do autor da mensagem, a Petrobrás, não vai perceber nada.

Se o dono do carro deixa de comprar 10 litros de gasolina num posto Petrobrás e vai comprá-los no posto da concorrente, o dinheiro, de uma forma ou de outra chega ao mesmo destino: os cofres da Petrobrás, a não ser nos raros casos de importação do combustível por empresas privadas.

Dois dos principais componentes dos preços dos derivados de petróleo são o dólar e a cotação do barril do petróleo bruto no mercado internacional.

A outra é fazer com que 300 milhões de mensagens sejam enviadas aos internautas brasileiros. Isso é uma atitude no mínimo irresponsável e pouco inteligente.

Primeiro, porque não existem 300 milhões de internautas no Brasil. Nem mesmo as três américas juntas alcançam esse número de usuários.

Nenhum comentário:

Marcadores