quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tava GAGÁ?

Papa aposenta bispo que quis excomungar envolvidos em aborto


O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (1/7) a aposentadoria do arcebispo brasileiro que causou polêmica quando declarou que os envolvidos no aborto de uma menina de 9 anos, que havia sido estuprada, estavam excomungados.



Segundo o Vaticano, o papa Bento XVI aceitou a renúncia ao cargo apresentada por motivos de idade por dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, que tem 76 anos. Os bispos devem apresentar obrigatoriamente um pedido de aposentadoria ao chegar aos 75 anos, que normalmente é aceito.


O arcebispo disse em maio que a mãe da menina e os médicos estavam excomungados. Posteriormente, ele explicou que não excomungara os envolvidos, apenas tinha comunicado que a Igreja Católica, que proíbe o aborto, considera automaticamente excomungados os envolvidos na prática.


Antes, ele tinha tentado barrar o aborto. Ele procurou os pais da menina, os diretores do hospital onde ela estava internada e o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A menina ficou grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto, em Alagoinha (230 km de Recife).


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a decisão do arcebispo e uma autoridade vaticana disse que era necessário ter sentimento de "misericórdia", em tais casos.

Nenhum comentário:

Marcadores