segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Míriam Cassandra Leitão continua em ritmo acelerado de campanha pró-Serra remando inclusive contra o "mercado"

<http://3.bp.blogspot.com/_LMfStpiqElU/SncI9otjWKI/AAAAAAAAAQs/8zLL64jtaCM/s1600-h/noticia_13726.jpg> A começar pelo título do post de hoje " <http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2009/08/03/primeiro-semestre-catastrofico-para-as-industrias-210704.asp> Primeiro semestre catastrófica para as indústrias". Trata-se de uma das maiores manipulações de informação promovida por uma jornalista que pretende ser referência. A continuar desse jeito será referência sim; em besteirol.

O texto inicial:

Há quem diga que as indústrias apresentam sinais de recuperação após a melhora do crédito e baixa dos estoques. Mas fica difícil aceitar essa avaliação quando vemos números como os divulgados hoje pelo IBGE. O primeiro semestre do setor foi o pior em 34 anos, com uma queda de 13,4% na comparação ao mesmo período de 2008.

Para completar a manipulação, mostra um quadro - imagino que do IBGE - onde aparecem as variações e em que está escrito, em letras minúsculas, (base: igual semestre do ano anterior).

Minha neta de dois anos, que ainda não é economista, e se depender de mim não será, me fez algumas perguntas muito simples:


* Vô, o primeiro semestre do ano passado não foi aquele em que o PIB cresceu mais de 5%?

* No meio do segundo semestre do ano passado não rolou a maior crise mundial de que se tem notícia, jogando as economias dos países desenvolvidos no poço, levando a previsões catastróficas sobre a economia brasileira, pelas Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros)?

* 13% de redução em relação a muito de crescimento anterior não é muito pouco para se usar o adjetivo catastrófico?

* Nos países da zona do euro - que não cresceram tanto quanto o Brasil - essa redução não foi mais de 17%? A Míriam chamou essa redução de catastrófica?

* Nos EUA, a redução da produção industrial não foi 19,1% no primeiro trimestre e 11,6% no segundo?

* O fato de estar havendo <http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid=20941087> aumento de empregos, no Brasil, mesmo na indústria, não diz o contrário do título do post da Míriam Cassandra Leitão?

* O fato do "mercado" ter aumentado, <http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20090731.pdf> no dia 31/7/09, a previsão do crescimento do PIB, em 2010, de 3,5 para 3,6%, e ter mantida a previsão de crescimento da produção industrial, em 2010, em + 4,5%, não diz, também, o contrário do que está escrevendo a Míriam?


Muito esperta essa minha neta! Com essas perguntas, não precisei responder nada. É o que chamo de "perguntas auto-explicativas".

***
A Míriam Cassandra Leitão está tão desvairada, em sua missão de desgastar o Governo Lula e viabilizar a candidatura do Serra, que rema até contra a maré do mercado, já que este agora não está mais servindo para fundamentar os seus delírios serristas.

***
<http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1191953-9356,00.html> Clique aqui para ler matéria do G1 sobre o primeiro semestre de 2009, este sim, catastrófico dos países da zona do euro. Sempre lembrando que, no caso deles, queda de mais de 20% na produção industrial significa uma catástrofe, de fato.

<http://festivaldebesteirasdaimprensa.blogspot.com/search/label/M%C3%ADriam%20Leit%C3%A3o> Clique aqui para ler tudo o que já publicamos sobre Míriam Leitão, a Rainha do Besteirol.

...

Leia mais no Blog FBI - Festival de Besteiras da <http://festivaldebesteirasdaimprensa.blogspot.com/2009/08/miriam-cassandra-leitao-continua-em.html> Imprensa

Nenhum comentário:

Marcadores