quarta-feira, 11 de novembro de 2009

No Blog do Nassif


As incongruências do jornalismo engajado

Aqui Lúcia Hipólito diz que o Ministro Edison Lobão deu declarações que atrapalham tudo, que provocam mais confusão (clique aqui). A declaração criticada foi o Ministro ter dito que o que ocorreu ontem nada tem a ver com o apagão de 2001. É claro que não tem nada a ver, diz Lúcia. Agora foi um acidente, em 2001 foi racionamento.

Ué, então onde o erro do Ministro? Diz a Lúcia que, ao enfatizar as diferenças, Lobão quis apenar livrar o governo Lula – livrar do quê se, segundo a Lúcia, o apagão de ontem provavelmente foi fruto de um acidente? Diz que Lobão falou besteira, porque não tem nada a ver.
Daí a gente pula para o G1, o canal de notícias do sistema Globo:

apagaoClique aqui para a entrevista de Luiz Pinguelli ao Bom dia Brasil. Entrevista cautelosa e técnica do Pinguelli. O ALexandre Garcia levanta a questão dos riscos que o sistema sofre com os índios e com o MST. Imperdível!

Por Luciano Prado

O pior se deu ontem à noite quando a jornalista Lucia Hippolito entrou ao vivo pela CBN/Globo, direto de sua residência para informar ao público ouvinte que o problema do blackout ocorrera porque o presidente Lula autorizara a isenção de impostos da linha branca fazendo com que muitos aparelhos (novos) em funcionamento sobrecarregassem o sistema.

A especialista também alertou para a grave dependência brasileira aos combustíveis fósseis, havendo necessidade de substituição dessa matriz energética.

Já imaginaram, substituir aquele rio de petróleo que move as turbinas de Itaipu por água?

É informação jornalística, de primeira, na veia. Direto da CBN/Globo, a rádio de “troca” notícia.

Comentário

Quando os primeiros comentaristas vieram com essa informação, não dei destaque achando ser gozação. Pelo visto, ocorreu. Quem tiver o link, favor enviar.

Por José Nilton

Eu ouvi ontem a Lúcia Hipólito entrar ao vivo no CBN Noite Total, às 23h30, para dizer que seu bairro, Jardim Botânico, estava sem luz e que na casa de sua filha, próximo, também estava. Em seguida, disse algumas coisas sem nexo.

Mas ela não atribuiu o apagão ao fato de haver mais geladeiras. O que ela disse foi que lamentava o fato de as pessoas estarem comprando eletrodomésticos, incentivadas pela redução de impostos, e não poderem utilizá-los por causa do apagão. Pode até ser besteira dizer isso, mas não é tanto para ficar criticando aqui. Agora, que a participação dela foi ruim, isso foi.

Nenhum comentário:

Marcadores