Pesquisa do Alvaro: Lavareda não a reconhece
Reviravolta na pesquisa do IPESPE, divulgada pela assessoria de Alvaro Dias. O sociólogo Antonio Lavareda (foto) não reconhece os resultados da pesquisa e diz que o nome do instituto foi usado pelo seu sócio em outra empresa, a APPM, Hilton Cesário Fernandes, para dar credibilidade a uma pesquisa que tem vícios de origem no questionário e não pode ser aceita como um levantamento científico.
Em férias em Punta del Este, no Uruguai, Antonio Lavareda telefonou para o deputado José Aníbal, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, e afirmou que da forma como foi feita a pesquisa favorece nitidamente a Alvaro Dias, porque usa uma técnica já condenada que é a repetição inicial de nome para induzir a resposta. Se disse surpreso com o incidente que envolve indiretamente o seu nome.
Lavareda declara que não tem qualquer responsabilidade sobre essa pesquisa e que exigiu de seu sócio que refaça a pesquisa dentro dos padrões técnicos e científicos.
Segundo Lavareda, o cenário pesquisado do confronto entre Alvaro e Beto é irreal.
Entenda o caso
Em 26 de dezembro do ano passado, o Jornal "A Gazeta do Povo" publicou Pesquisa realizada no Paraná que destacava candidatos do PSDB com vantagem de 5% contra o candidato do PDT em vários cenários. Segundo o Jornal, a sondagem realizada pelo Insituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.830 pessoas.
CENARIO 1- COM BETO RICHA
Beto Richa(PSDB), 43,1% - Osmar Dias(PDT), 38,1% – Orlando Pessuti(PMDB), 5,6% – Nedson Micheleti(PT)1,3% – Lineu 0,4- Viana,0,3% -Não sabe ,6,1% – Nenhum, 5%
Alvaro Dias,(PSDB) 40,1% – Osmar Dias(PDT) 35,0% – Orlando Pessuti(PMDB),7,9% – Nedson Micheleti(PT), 1,4% -Viana ,0,7% – Lineu,0,5% – Não sabe 7,5% – Nenhum 7,1%
Nenhum comentário:
Postar um comentário