Publicado na Gazeta do Povo, em 28/12/2009 - Karlos Kohlbach - Colaborou Rosana Félix
Mesmo sem poder concorrer em 2010, petista lidera intenções de voto no estado em pesquisa espontânea
Levantamento de opinião feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, revela que 67,3% dos eleitores paranaenses consideram o governo Lula ótimo ou bom; 22,6% acham que é regular e 7,6%, ruim ou péssimo.
A taxa de aprovação da gestão Lula estaria ligada ao aquecimento da economia, avalia Ricardo Oliveira, professor de ciência política na UFPR. “A retomada no final deste ano deve ter contribuído”, observa.
A imagem de Lula é tão boa aos olhos dos paranaenses, que mesmo ele não podendo concorrer nas eleições de 2010, por já ter sido reeleito, é o mais citado na pesquisa espontânea – quando não é dada aos entrevistados uma lista de candidatos para escolher - ou seja, ele cita um nome de cabeça. Na espontânea, 12,6% das pessoas ouvidas disseram que votariam nele para presidente no pleito do ano que vem; 7,4% afirmaram que escolheriam o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e 3,9%, a candidata petista. O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), foi o quarto mais lembrado, alcançando 1,7% das intenções de voto.
“O fato de o presidente Lula ter a maior porcentagem de intenção de votos mostra que a eleição está muito distante para o povo. Mas muito próxima para os políticos”, analisa Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, citando a impossibilidade de uma nova reeleição de Lula.
O levantamento mostra ainda que, na percepção da maioria dos eleitores, o desempenho de Lula neste segundo mandato é igual ao da primeira gestão – índice de 42,7%. A boa notícia para Lula é que 39,4% das pessoas ouvidas consideram a atual administração melhor que a dos quatro anos anteriores e apenas 15,6% consideram este governo pior que o primeiro.
Transferência - O grande desafio do presidente em 2010 no Paraná será tentar transferir a popularidade que tem com o eleitor paranaense para a candidata do PT Dilma Rousseff na disputa eleitoral para a Presidência.
A tarefa não será fácil, já que o desempenho de Dilma no Estado é tímido quando comparado ao de José Serra. Em um cenário sem a presença de Roberto Requião (PMDB), o governador paulista teria hoje quase três vezes mais votos que Dilma no Paraná – 46,1%, enquanto a petista teria 17,4%. Apesar da diferença, o cientista político Ricardo Oliveira acredita que o potencial da ministra tende a crescer.
Presidente é visto como trabalhador e competente
Publicada no Jornal Gazeta do Povo, em 28/12/2009 – Karlos Kolbach
O eleitor paranaense vê o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT – como uma pessoa trabalhadora. Essa foi a característica mais citada pelas pessoas ouvidas no levantamento de opinião pública feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo.
A cada entrevistado foi apresentada uma lista de 18 características e 19,7% responderam que Lula é trabalhador, enquanto que 13,1% disseram que ele é competente e 11,8%, determinado (veja o quadro à direita).
Fenômeno – O O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, analisa o resultado apontando para uma nova característica do presidente Lula. “Ele é um fenômeno. Se você observar as outras palavras mais citadas pelos eleitores, você vai ver que são só características positivas”, afirma. “Apesar de todo o desgaste do governo com o escândalo do mensalão, quase ninguém vê Lula como desonesto ou incompetente”, completa Hidalgo.
As características menos citadas pelos entrevistados na pesquisa pelos eleitores paranaenses foram raivoso (0,3%), desumano (0,3%) e vingativo (0,6%). “Isso demonstra outra habilidade do presidente Lula: o carisma. Que, aliás, foi a resposta de 8,8%”, observa Hidalgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário