sexta-feira, 26 de março de 2010

Categoria dos professores de SP definem contra a Candidatura José Serra

Segundo líderes do movimento grevista, a grande massa de professores realiza uma amarga experiência com este governo, que não dialoga, e poderão  definir suas preferências partidárias e eleitorais considerando esta experiência.

 

O sindicato dos professores da rede pública de São Paulo (Apeoesp) espera reunir 100 mil manifestantes hoje, em assembleia nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, para o que a entidade chama de uma resposta da categoria ao governador José Serra (PSDB) por menosprezar a greve iniciada em 8 de março e fugir da negociação.

“O governador não negocia e ainda manda bater no professor”, afirmou ontem a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha (Bebel), referindo-se ao episódio em que grevistas foram agredidos por policiais da Força Tática durante manifestação de protesto, quarta-feira, na cidade metropolitana de Franco da Rocha. Na ocasião, quatro manifestantes foram detidos e alguns ficaram feridos.

Segundo Bebel, a foto de primeira página da edição de ontem de Brasília Confidencial, que mostra três policiais militares imobilizando um manifestante, é o retrato da maneira como o governador Serra tem tratado o funcionalismo público estadual e, principalmente, o magistério.

“Não é só agressão física. O que dói mais na categoria é o governador não reconhecer a greve, se recusar a negociar e ridicularizar o movimento dizendo que ele atinge somente 1% das escolas. De muitas maneiras o professor tem sentido na pele o que é ser governado pelo PSDB”, disse Bebel.

A categoria reivindica reajuste salarial de 34,3%, entre outros itens. E tanto essa reivindicação quanto a greve, segundo a líder dos professores, foram fortalecidas involuntariamente pelo governador quando, na tentativa de enfraquecer o movimento, anunciou a concessão de bônus para professores e funcionários de escolas que apresentaram melhor desempenho em relação a ano anterior.

“Sentimos uma adesão ainda maior, já que somente uma em cada nove escolas do estado foram beneficiadas com a bonificação. A grande maioria não recebeu nada, aumentando o descontentamento da categoria”.

A presidente da Apeoesp acusa ainda Serra e o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, de criarem vários métodos de avaliação dos professores apenas para poder justificar a realização de cursos de qualificação em que são contratadas empresas de consultoria terceirizadas.

“A ex-secretária da Educação, Rose Neubauer, é uma das que deixou o governo de Geraldo Alckmin para abrir consultorias na área de educação e prestar serviços aos governos do PSDB. Todos os cursos são ministrados por gente ligada aos tucanos”, denuncia Bebel.

Brasília Confidencial (www.brasiliaconfidencial.com.br)

Nenhum comentário:

Marcadores