quinta-feira, 8 de abril de 2010

César Maia magoado com as críticas do Globo

O Globo arrasa com o reinado carioca de 16 anos de César Maia, em sucessivas matérias em que mostra a ineficiente e ineficaz gestão do poder público nos últimos vinte anos. Ainda pega os quatro anos (1989-1992) do grão-tucano Marcelo Alencar.

 

O Prefeito Eduardo Paes tem apenas um ano e três meses de governo. No ano passado, governou com a Lei Orçamentária e com os projetos do César Maia.

 

Logo, não diz respeito a ele a arrasante crítica sobre não-investimentos em obras de contenção e controle de enchentes. Igualmente, em relação a uma rigorosa política de contenção da ocupação de encostas e de áreas de risco em geral.

 

César Maia, o guru do DEM, irmão siamês do PSDB, reinou durante 16 anos, entre 1993 e 2008. Mesmo no período 1997/2000, em que o Conde sentou na cadeira de Prefeito, era César Maia e sua equipe que reinava, já que naquela época não havia re-eleição e César elegeu seu poste. Assim como o Serra fez com o Kassab.

 

Assim:

 

1. Foi César Maia, do DEM, que investiu muito pouco em obras de contenção de cheias e de encostas, em 16 anos de reinado

 

2. Foi César Maia, do DEM, que não teve política de remoção de moradores das áreas de risco, em 16 anos de reinado.

 

3. Foi César Maia, do DEM, que não buscou recursos do Governo Federal para obras desse tipo, conforme mostra o relatório do TCU, em matéria do G1 com o título “TCU mostra desequilíbrio na distribuição de verba de prevenção a desastre“. Atenção para o período mencionado na matéria:

 

“Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Secretaria Nacional de Defesa Civil mostra desequilíbrio na distribuição de recursos destinados para ações de prevenção a catástrofes entre 2004 e 2009.”

 

4. César Maia (DEM) fez pirraça com o Governo Lula o tempo todo em que esteve à frente da Prefeitura, prejudicando seriamente os cariocas. Desse modo, não fez projetos para viabilizar esses e outros recursos do governo federal. Como consequência, não deixou projetos para o sucessor.

 

Por essa gestão calamitosa, o candidato do César, Fernando Gabeira, foi derrotado pelo Eduardo Paes no segundo turno.

 

César Maia – assim como FHC – é pequeno e, a continuar assim, ficará cada vez menor…

 

Já está quase do tamanho do seu filho Rodrigo Maia…

 

***

 

Entretanto, embora esteja há apenas 1 anos e três meses no cargo de Prefeito do Rio, Eduardo Paes teve uma ação surpreendente e eficaz ao se dirigir à população carioca, cedinho, via meios de comunicação de massa, e pedir para as pessoas ficarem em casa. Além disso suspendeu as aulas na rede pública.

 

Com essa simples ação, que não demandou bilhões de reais de investimento, ele evitou consequências mais trágicas do que as que ocorreram.

 

***

 

Em que momento, durante as mais de vinte enchentes recentes em São Paulo, vimos o Kassab (DEM) e do Serra (PSDB) tomarem providências enérgicas e eficazes? (Isso com chuvas infinitamente menores do que a maior catástrofe que assolou o Rio, nos últimos cinquenta anos)

 

E porque as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) foram omissas e coniventes com aquela situação que causou prejuízos imensos à população da capital e de todo o estado e agora estão todas prestativas?

 

Será porque o Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, apoiam a Dilma para Presidenta?

 

 Augusto da Fonseca


http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/

 


 

 

Nenhum comentário:

Marcadores