terça-feira, 13 de abril de 2010

A receita para fritar um candidato e marinar outro

Empresto da culinária as alegorias para mostrar o que boa parte dos grandes veículos de comunicação – das famiglias detentoras do negócio da informação – estão fazendo descaradamente com Dilma Rousseff e José Serra. A primeira, eles fritam em óleo fervente, o segundo marinam nos melhores temperos.

A campanha despudorada que Estadão, Folha, Organizações Globo, Veja e outros veículos fazem da campanha de Serra chega a ser uma afronta à inteligência do leitor e do eleitor. Se havia, ainda, qualquer preocupação com a tal da isenção jornalística, essa foi de vez para o ralo.

Neste final de semana, páginas e páginas foram dedicadas para mostrar os tantos predicados de José Serra, como ele amadureceu politicamente, como graças a ele a eleição será salva do empobrecimento proposto por Dilma e Lula. Arriscam a dizer que Serra é o detentor das propostas inovadoras para o Brasil, mas admitem nas entrelinhas que ele ainda não as apresentou.

O processo de marinar é algo lento, os ingredientes são escolhidos cuidadosamente para dar o sabor esperado aos pratos mais simples e mais incrementados. Serra é tratado assim, cuidadosamente,  carinhosamente pelos meios de comunicação que estão loucos para ver a elite nacional de volta ao centro do poder político do país. Para acabar com os sobressaltos de que possíveis mudanças mais profundas venham a ocorrer no Brasil. Mudanças que incluem, por exemplo, dividir o poderio destes veículos de comunicação – ainda que levemente.

Se antes o interesse da mídia hegemônica em deslocar da presidência da República o PT e o bloco político que dá sustentação ao governo de Lula era apenas ideológico, agora é também uma questão de sobrevivência. Porque, os clamores para que sejam realizadas mudanças no sentido de alterar o cenário da comunicação no Brasil são grandes e opostos aos interesses desses meios de comunicação.

Então, eles arregaçaram as mangas e estão com a mão na massa, chegando a fazer divagações que dão nojo, como a de que o PSDB é o partido das massas cheirosas.

Enquanto marinam Serra, eles fritam Dilma Rousseff, o PT, seus aliados e tentam desidratar toda e qualquer conquista obtida nos oito anos do governo Lula, como se fossem meras colheitas do que foi semeado por Fernando Henrique e Serra.

Mas o paladar do povo é aguçado e não vai ser difícil perceber que a marinada do Serra é para esconder os podres de uma direita que não tem compromisso algum com o Brasil e com as mudanças, ainda necessárias, para continuar a melhorar as condições de vida das pessoas.

Renata Mielli

 

 

Nenhum comentário:

Marcadores