terça-feira, 4 de maio de 2010

Associação de ateus critica Serra por comparação com fumantes

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) protestou neste domingo (2) contra uma declaração dada pelo presidenciável José Serra (PSDB) um dia antes (1º), quando ex-governador de São Paulo comparou fumantes a ateus.

"A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura", disse o pré-candidato, numa das frases mais demagógicas de sua pré-candidatura à Presidência.

Em nota à imprensa, a Atea considerou a manifestação de Serra "infeliz e inapropriada em diversos níveis". O documento, publicado no site da entidade www.atea.org.br  diz ainda que a frase do pré-candidato "revela desinformação (...) ainda é insultuosa porque iguala uma convicção filosófica a uma doença".

A Atea também considera a declaração preconceituosa "por fazer uma generalização negativa que atinge rigorosamente a todos os ateus e avilta o caráter laico da república que ele [Serra] pretende governar", segundo afirma a nota.

A frase demagógica de Serra foi proferida no 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora, em Camboriú (SC), evento que reuniu diferentes agrupações evangélicas. Parte dos custos foi bancada por administrações ligadas ao PSDB — o governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Camboriú —, que, juntos, destinaram R$ 540 mil para a realização (dois terços dos R$ 800 mil orçados para o encontro).

Nenhum comentário:

Marcadores