quinta-feira, 24 de junho de 2010

Blog destaca ruralistas da lista de contas irregulares do TCU

O Blog da Reforma Agrária deu destaque a relação de entidades e lideranças do agronegócio que estão entre os gestores com contas irregulares, entregue nesta semana pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre eles, estão os vice-presidentes-diretores da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), na atual gestão da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), Carlos Sperotto, Francisco Ferreira Cabral e Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha e o ex-presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da entidade, Assuero Doca Veronez. Além dos dirigentes da CNA, a lista inclui ainda o pecuarista Argeu Fogliatto, do Mato Grosso.

O campeão de condenações entre os ruralistas é Carlos Sperotto, presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Ele é opositor da reforma agrária e defensor dos transgênicos, acusa o blog. Sperotto acumula condenações em quatro processos por irregularidades nas contas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Irregularidades do Senar no Rio Grande do Sul também levaram a outras três condenações de Fernando Craidy, ex-presidente do conselho deliberativo da CNA.

Outro vice-presidente da CNA, Francisco Ferreira Cabral, presidente da federação dos ruralistas em Rondônia, também foi relacionado pelo TCU, juntamente com o presidente do Senar local, José Oliveira Rocha.

Neste processo, o TCU identificou concessão de empréstimos irregulares do Senar para a entidade ruralista, além de contratações ilegais e despesas elevadas com combustível e alimentação.

Outros dirigentes condenados são o também vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Piauí, Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, e o ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da CNA, Assuero Doca Veronez, juntamente com a superintendente do Senar do Acre, Idalci Dallamaria.

Relação de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares

Nenhum comentário:

Marcadores