quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Candidato do "EU" sozinho

Quem conhece José Serra sabe o porquê da situação periclitante em que se encontra como candidato indicado por ele mesmo, e depois de ter alijado do processo, o neto de Tancredo, Aécio Never.

 

José Serra viu na mais nova (e última) oportunidade de disputar uma eleição, concorrendo contra uma Mulher, Dilma, uma vitória fácil, justamente por que tem especial apreço em enfrentá-las (que o diga a repórter da Globo, Miriam Leitão). Em 2006 teve o mesmo senso de oportunidade, quando quis desbancar Geraldo Alckmin, pois, segundo sua tese, a disputa seria fácil, contra um Lula sangrando e mancando, feito um pato, como disse o ultra-direitista Jorge Herr Bornhaussen, do DEM, ex-PFL, ex-PDS, ex-ARENA, ex-Senador, ex-qualquer-coisa!

 

Agora, surpreende seus aliados, com a demora em escolher o vice, a quem depositará toda a responsabilidade em angariar votos, de difícil carreamento para o antipaticíssimo tucano paulista.

 

Em Montes Claros, no norte do Estado, o candidato José Serra, tentou exibir uma esquálida musculatura em visita à cidade, com o ex-governador Aécio Neves a tiracolo.

 

O que se vê em Minas é a falsidade estampada nessa relação, pois todos sabem da mágoa que Aécio carrega em virtude da condução equivocada  sobre a escolha do candidato do partido, sendo José Serra o principal motivo pelo qual Aécio Neves  abandonou o barco. Só restou a José Serra um beijo na face ruborizada do tucano das alterosas, perplexo diante de tamanha cara-de-pau.

Eles não tem outro caminho. O epicentro das enormes dificuldades que o oposicionista José Serra enfrenta está justamente no estado que foi governado por Aécio Neves. A primeira delas foi o fim do sonho de ter o neto de Tancredo Neves como vice de Serra, que os tucanos consideravam fundamental para fortalecer sua pré-candidatura.

Quando ficou claro que Aécio não seria a "mão do gato" nessa empreitada, a lista dos problemas de José Serra escalou uma montanha (mineira?), e os próprios comentaristas tucanos na mídia falam em tensão na campanha oposicionista, onde teria se instalado uma crise de confiança entre os cardeais emplumados.

O encontro de Montes Claros, que a mídia tentou apresentar com cores festivas, escondia um tacape. Quem "não estiver com Serra sai do PSDB", ameaçou o ex-governador Aécio Neves, ecoando a realidade adversa de que o bloco demotucano perdeu o apoio de um terço dos prefeitos que controla. Minas tem 853 municípios, dos quais 256 tem prefeitos do PSDB, do DEM e do PPS. Destes, 79 apoiam Dilma Rousseff ou estão indecisos. Aécio vai recuperar seu apoio a José Serra com ameaças? Reconstruir a unidade pela força? Não parece possível.

Nenhum comentário:

Marcadores